CAU/BR

Presidente do CAU Brasil receberá homenagem do Instituto Americano de Arquitetos

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, foi selecionada para receber a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos (American Institute of Architects-AIA). Ambas as honrarias são um reconhecimento da associação profissional de arquitetos dos Estados Unidos, sediada em Washington, DC, pelos serviços em prol da arquitetura e contribuições ​​para o avanço da profissão.

 

 

Fundado em 1857, o AIA é uma organização profissional composta por arquitetos habilitados que se dedica a promover o aperfeiçoamento científico e prático de seus membros, promovendo o diálogo da categoria com a comunidade. Na sua declaração de valores, a instituição estabelece compromissos com a equidade e os direitos humanos, um futuro sustentável, uma arquitetura de fortalecimento das comunidades e a sua proteção diante do impacto das mudanças climáticas, oportunidade econômica e investimento no futuro. “Como facilitadores naturais e solucionadores de problemas, os arquitetos estão prontos para desenvolver novas políticas que criem uma sociedade melhor, mais forte, mais equitativa e sustentável”, diz o documento.

 

No comunicado dirigido à presidente do CAU Brasil a associação informa que “a honra será concedida em reconhecimento não apenas às suas realizações junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, mas aos esforços para melhorar a compreensão e a interação de arquitetos em todo o mundo”.

 

Desde 2008 Nadia Somekh faz parte do Conselho Superior do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e da UIA (União Internacional de Arquitetos), onde representou o Brasil por longo período e teve ativa participação na conquista para o país da sede do 27º Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2021RIO). Entre outras entidades internacionais da categoria, nos Estados Unidos, além do AIA, Nadia Somekh mantem relação estreita com o National Architectural Accteditation Board (NAAB), na busca de maior mobilidade dos arquitetos brasileiros pelo mundo e do aprimoramento da educação da Arquitetura no país.  

 

Em 2018, a arquiteta recebeu a medalha de “Chevalier dans l’Ordre des Palmes Acadêmiques” concedida pelo Ministro da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa da França.

 

“Fiquei honrada com a homenagem do AIA pelo reconhecimento do histórico de um trabalho do qual muito me orgulho em prol da categoria e da Arquitetura”, afirma Nadia Somekh.

 

“Por ocupar atualmente a presidência do CAU Brasil entendo que a honraria proporcionará uma maior visibilidade internacional das ações do Conselho em defesa da Arquitetura como instrumento para diminuição das desigualdades sociais em nosso país, melhoria das cidades e moradias e, consequentemente, do planeta. O mérito dessas ações deve ser dividido com minhas e meus colegas conselheiras e conselheiras federais, funcionárias e funcionários do CAU Brasil e as (os) presidentes dos CAU/UFs, pois somos um único CAU”.

 

A entrega das premiações costuma ocorrer durante a conferência anual da AIA, neste ano, prevista para acontecer entre os dias 22 e 25 de junho, em Chicago.

 

Em 2014, o então presidente Haroldo Pinheiro foi contemplado com a Medalha Presidencial da AIA por ocasião de assinatura de acordo de cooperação entre o CAU Brasil e a associação norte-americana.

 

4 respostas

  1. Muito merecido! Nádia tem uma carreira importante e é um orgulho para nós arquitetxs !

  2. CAU sendo condecorado enquanto técnicos em edificação estão aptos a assinar projetos de arquitetura. Viva 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Presidente do CAU Brasil receberá Prêmio Carmen Portinho

PRÊMIOS

Pavilhão do Brasil ganha Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza

PRÊMIOS

Arquiteta paquistanesa Yasmeen Lari receberá a Medalha de Ouro Real RIBA 2023

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

Skip to content