PLENÁRIAS

126ª Plenária aprova indicação da arquiteta Ana Laterza para Ouvidoria do CAU Brasil 

Nome da nova ouvidora foi saudado pelos conselheiros e conselheiras

 

A arquiteta e urbanista Ana Laterza é a nova titular da Ouvidoria do CAU Brasil. Seu nome foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros federais que participaram da 126ª Plenária Ordinária nesta nesta quinta-feira, 21 de julho.

 

A ouvidoria é o canal que tem o desafio de aproximar o CAU dos profissionais, oferecendo suporte para o exercício profissional. Está sob a responsabilidade da função receber as demandas dos arquitetos e urbanistas inscritos. Um dos principais desafios da ouvidoria é o aperfeiçoamento do SICCAU. O cargo está vago desde que a professora Sylvia Ficher, nomeada interinamente, precisou se afastar em decorrência de problemas de saúde.  

 

Funcionária de carreira da Casa desde 2014, Ana Laterza é especialista em Restauro e Conservação pela Politécnica de Turim (Itália) e mestranda pela Universidade de Brasília. Ao longo da vida acadêmica, contabilizou menções honrosas nos concursos de Edifícios de Uso Misto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), em 2016, e do Centro de Ensino Infantil da CODHAB-DF, ambos em 2016; e por publicação na premiação “Nova Arquitetura de Brasília”, sobre o Inventário do Setor Tradicional de Planaltina-DF, promovida pelo IAB-DF.  No CAU Brasil, atuou em comissões e em projetos especiais no gabinete da Presidência. Nos últimos anos, esteve à frente de diversos projetos como assessora da Comissão de Relações Internacionais (CRI) e da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED), da qual foi uma das principais incentivadoras.  

  

A nova ouvidora do CAU Brasil, arquiteta e urbanista Ana Laterza

 

A nomeação para a função de Ouvidor/a é prerrogativa regimental da presidência. Ao apresentar o nome da arquiteta, a presidente Nadia Somekh lembrou que a indicação considera todas as exigências estabelecidas pela Comissão Ordinária de Organização e Administração (COA). Também destacou o domínio da nova ouvidora sobre o funcionamento da autarquia e o perfil da indicada, que corresponde ao da maioria das inscritas no CAU, majoritariamente formado por arquitetas jovens. “Ana Laterza sabe trabalhar dados, está terminando mestrado, tem escritório, e é mãe. Nesta indicação, também estamos procurando valorizar a nossa própria equipe”, afirmou a presidente, dando boas vindas à nova ouvidora. 

 

Durante a plenária, Ana apresentou o projeto preliminar de ações para o período de atuação interina até o final de setembro. “No primeiro mês queremos fazer um diagnóstico do passivo acumulado, entender os números e dados para propor à COA e ao plenário um projeto palpável” afirmou Ana Laterza, que foi recebida com discursos de apoio pelos conselheiros e conselheiras e agradeceu a confiança dos colegas. “Estou muito honrada pela indicação, Sempre tive muito orgulho de contribuir com o Conselho”, disse a arquiteta. 

 

As matérias apreciadas durante a plenária também provocaram exposições e debates sobre temas importantes para o cotidiano dos arquitetos e urbanistas. Entre os informes e entendimentos expressos pelos conselheiros/as, os parâmetros para formulação de contratos de prestação de serviço, orientações sobre a efetivação de pagamento dos serviços considerando a modalidade PIX.

 

Assista na íntegra ao vídeo da transmissão:  

 

 

 

MAIS SOBRE: PLENÁRIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PLENÁRIAS

CAU/BR realiza 146ª Reunião Plenária Ordinária nos dias 21 e 22 de março

PLENÁRIAS

Nova Gestão: Comissões do CAU/BR apresentam projetos e iniciativas previstos para 2024

PLENÁRIAS

Nova Gestão: Conselheiros(as) do CAU/BR e presidentes dos CAU/UF escolhem membros dos colegiados para 2024

PLENÁRIAS

Nova Gestão do CAU/BR realiza na próxima sexta-feira Reunião Plenária Ampliada com presidentes dos CAU/UF

Pular para o conteúdo