UIA 2023

Novo acordo entre CAU Brasil e Câmara de Arquitetos da Alemanha promete educação, intercâmbio e concursos para arquitetos(as)

 

No Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2023CPH), o CAU Brasil promoveu mais uma importante reunião com a Câmara de Arquitetos da Alemanha (BAK). Representantes de ambas as instituições trocaram experiências e informações sobre projetos em comum e, ao final, decidiram firmar um novo acordo mais abrangente.

 

No dia 12 de março, as duas instituições já haviam assinado memorando de entendimento visando combinar forças para alcançar objetivos políticos comuns e a promoção profissional da cultura arquitetônica em ambos os países. Agora, objetivo será fortalecer a posição de arquitetos brasileiros e alemães no cenário internacional e proporcionar benefícios mútuos por meio da educação. 

 

Estavam presentes a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh e o conselheiro Valter Caldana (representante da Comissão de Relações Internacionais); a presidente do IAB, Maria Elisa Baptista e o arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade; a presidente do BAK, Andrea Gebhard e seu secretário-geral, Tillman Prinz.

 

 

As duas instituições estabeleceram uma série de medidas para ampliar o intercâmbio de conhecimentos:

 

  • Criação de links entre os portais de internacionalização do CAU e BAK, facilitando o acesso a informações e oportunidades em ambos os países.
  • Desenvolvimento de um projeto conjunto para oferecer cursos que promovam o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais brasileiros e alemães.
  • Promoção de intercâmbio de funcionários entre as instituições, permitindo a troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a colaboração mútua.
  • Suporte mútuo na mobilidade acadêmica e profissional, facilitando oportunidades de estudo e trabalho em ambos os países.
  • Colaboração em concursos internacionais, estimulando a participação conjunta de arquitetos(as) brasileiros(as) e alemães(as) em projetos desafiadores.
  • Compartilhamento de conhecimentos sobre fiscalização e registro profissional, abordando questões relevantes para os conselhos de arquitetura.

 

Na ocasião, o CAU Brasil apresentou ao BAK seus projetos pioneiros, como o CAU Educa, que promove a educação urbana e ambiental nas escolas; e o Projeto Amazônia 2040, que busca a sustentabilidade no continente amazônico. 

 

Com esse acordo, o CAU Brasil e a BAK começam uma colaboração mais estreita e efetiva. Essa parceria reforça o compromisso do CAU Brasil em buscar a excelência na arquitetura e o desenvolvimento sustentável global. 

 

Leia mais sobre o UIA2023CPH

MAIS SOBRE: UIA 2023

2 respostas

  1. Iniciativas como esta estimulam a busca por novas oportunidades de aprendizado e a interação de novas tecnologias entre as culturas. Tomara que se estenda a profissionais com mais de 15 ou 20 anos de atuação e não somente aos estudantes e novos graduados. Profissionais antigos gostam muito de estudar também…

  2. Seria miito interessante se o CAU estudasse como está estruturada a HOAI (Politica de honorários da Alemanha), que tem aplicação obrigatória na Alemanha. Com a politica de “recomendação” de honorários do estatuto do CAU os honorários praticados tem sido inferiores a 50% da tabela de cálculo indicada pelo CAU. Isso resulta em concorrencia desleal pois muita empresa de arquitetura apela para a tal “RT” , por mais que a legalidade dela seja questionada e reprimida pelo conselho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

CAU Brasil assinou memorando de entendimento com CPNAA e RAGA

Relações Internacionais

CAU Brasil firma termo aditivo com Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos da Espanha

Relações Internacionais

Na Dinamarca, CAU Brasil e OA/PT assinaram aditamento do acordo das duas instituições

UIA 2023

Arquiteto brasileiro Nivaldo Andrade é o novo vice-presidente das Américas para a UIA

Skip to content