EQUIDADE DE GÊNERO

Prêmio Carmen Portinho celebra o protagonismo das mulheres arquitetas e urbanistas

 

Uma noite de celebração e reconhecimento. O Prêmio Carmen Portinho, concedido pela Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (ABEA-RJ), homenageou 20 mulheres que fazem a diferença na sociedade. Entre elas, muitas arquitetas e urbanistas como a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. “Neste momento de união e reconstrução, nós arquitetas e engenheiras sabemos dar sustentabilidade e qualidade às edificações. Nossa missão é continuar trilhando o caminho de Carmen Portinho”, afirmou.

 

Em seu discurso, Nadia Somekh ressaltou a importância das arquitetas e engenheiras no enfrentamento das desigualdades e das mudanças climáticas. Ela também destacou a histórica aliança entre as profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia, reforçando o compromisso de proporcionar sustentabilidade e qualidade às edificações. “Nossa missão é continuar trilhando o caminho trilhado por Carmen Portinho”, enfatizou.

 

Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, com a presidente da ABEA-RJ, Iara Nagle

 

O evento, realizado no Clube de Engenharia, no centro do Rio de Janeiro, celebrou a memória de Carmen Portinho, pioneira em defender os direitos das mulheres, incluindo o direito ao voto, a proteção às mães e infância, a educação feminina e a valorização do trabalho das mulheres. Diversas outras arquitetas e urbanistas também foram homenageadas:

 

  • Presidente do CAU/SP, Catherine Otondo
  • Presidente do CAU/MG, Du Leal
  • Presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis
  • Presidente do CAU/DF, Mônica Blanco
  • Presidente do CAU/AC, Dandara Lima
  • Conselheira suplente do CAU Brasil  Sônia Lopes
  • Presidente do IAB, Maria Elisa Baptista
  • Presidente do IAB-RJ, Marcela Abla

 

Honrarias foram entregues pela presidente da ABRA-RJ, Iara Nagle. O Prêmio Carmen Portinho não apenas reconheceu o papel das profissionais de Arquitetura e Engenharia, mas também homenageou líderes femininas de outras áreas, como as deputadas Jandira Feghali e Elika Takimoto, que têm atuado de forma combativa na promoção da igualdade de gênero.

 

Presidentes do CAU: Catherine Othondo (CAU/SP), Du Leal (CAU/MG), Nadia Somekh (CAU Brasil), Dandara Lima (CAU/AC), Monica Blanco (CAU/DF) e Patrícia Sarquis (CAU/SC)

 

A cerimônia contou ainda com a presença especial do sobrinho-neto de Carmen Portinho, o Senador Carlos Portinho, que recebeu uma condecoração em reconhecimento ao seu papel na lei que tornou sua tia-avó patrona do urbanismo brasileiro. Na época, o apoio à nomeação de Carmen Portinho como patrona foi amplo, com assinaturas de cartas conjuntas do CAU Brasil, CAU/RJ, IAB/RJ e Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do RJ (SEAERJ).

 

Senador Carlos Portinho

 

O Prêmio Carmen Portinho destacou o protagonismo feminino, honrando o legado da patrona Carmen Portinho e inspirando futuras gerações de profissionais a seguirem seus passos. Muita emoção e gratidão à contribuição dessas mulheres notáveis para a Arquitetura e Urbanismo e a Engenharia do Brasil.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EQUIDADE DE GÊNERO

31/07 – Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista: Semana da Habitação visibilizou a potência das mulheres na valorização da arquitetura

EQUIDADE DE GÊNERO

“Rolê de Biquiní”, celebra Dia Nacional da Arquiteta e Urbanista, em Brasília

EQUIDADE DE GÊNERO

CAU/SP comemora Dia da Arquiteta com lançamento sobre Lina Bo Bardi e ciclo de vídeos 

EQUIDADE DE GÊNERO

8 de março: arquitetas estimulam avanços nas pautas por equidade nos CAU/UF

Pular para o conteúdo