Como do Projeto Amazônia 2040, o CAU Brasil está promovendo uma parceria estratégica com o Programa Rede Amazônia, formado por pesquisadores de nove universidades públicas da região. Parceria vai focar em ações de assistência técnica, habitação social, regularização de terras urbanas, prevenção de conflitos socioambientais e saneamento. Compromisso é avançar com o desenvolvimento sustentável e colaborar com políticas públicas nas áreas de educação, pesquisa e extensão.
“”O Projeto Amazônia 2040 é um legado para as próximas gestões, com desdobramentos significativos em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e capacitação. Como as ações concretas serão lideradas pelos CAU/UF, a parceria com universidades de cada estado abrangido pela Rede Amazônia será fundamental”, afirmou o coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil, Ricardo Mascarello.
Caberá ao CAU Brasil promover a troca de conhecimento, colaborar no desenvolvimento de programas de capacitação técnica e realizar eventos nacionais e internacionais em colaboração. Dada a ausência de um CNPJ para a Rede Amazônia, o acordo está sendo formalizado com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que fará a supervisão acadêmica dos estudantes envolvidos e fornecimento das condições necessárias para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Estão previstas atividades como a “Feira de Exposição Regional Integra Athis”, que expõe casos estudados e premia práticas desenvolvidas. Serão enfatizados temas como identidade sociocultural, arquitetura e urbanismo popular e regional, diversidade, desenvolvimento e sustentabilidade na Amazônia.
Este acordo não implica a transferência de recursos financeiros. O prazo inicial do acordo é de 60 meses, com possibilidade de prorrogação mediante acordo mútuo e conformidade com a legislação vigente.