CIDADES

CAU Brasil e Ministério da Cultura firmam parceria para fornecer assistência técnica em equipamentos culturais

 

Parceria entre o CAU Brasil e o Ministério da Cultura (MINC) vai aprimorar políticas públicas de assessoria técnica para implantação de equipamentos culturais em regiões periféricas. Protocolo de Intenções vai promover intercâmbio de experiências, informações e tecnologias com vistas ao desenvolvimento cultural e urbano nas áreas periféricas foi aprovado na 142ª Reunião Plenária Ordinária do CAU Brasil. 

 

Destaque será para ações de assistência técnica, planejamento participativo e suporte técnico. Caberá ao CAU Brasil mobilizar os CAU/UF, a fim de facilitar a assistência técnica e assessoria a Prefeituras e Governos Estaduais responsáveis pela gestão dos equipamentos de cultura no âmbito do Programa Territórios da Cultura.

 

O Protocolo prevê ainda o desenvolvimento de um programa de capacitação específica para arquitetos(as) e urbanistas atuarem nessas áreas. “A proposta busca efetivamente impulsionar o potencial das áreas periféricas, ampliando sua participação ativa na gestão cultural”, afirmou o conselheiro do CAU Brasil Ricardo Mascarello, coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental.

 

O Ministério da Cultura, por sua vez, assume o compromisso de promover ações de apoio técnico e programas de formação, especialmente direcionados às comunidades associadas aos equipamentos culturais. 

 

Existe ainda a intenção de aproveitar os espaços culturais para a instalação de Escritórios de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), com arquitetos e urbanistas asessorando a população local.

 

Esse direcionamento estratégico busca criar uma base sólida para a efetiva transformação das realidades urbanas e culturais nas áreas periféricas.

MAIS SOBRE: CIDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

Pular para o conteúdo