Mensagem de Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil e Professora Emérita da Universidade Mackenzie, neste 15 de outubro de 2022:
“Feliz Dia do Professor, Feliz Dia do Arquiteto Professor, que não só projeta com os alunos, como aprende também com a juventude que projeta o futuro. Parabéns!” .
Nas redes sociais, o CAU Brasil prestou homenagem aos professores transcrevendo o seguinte trecho de Aula Magna proferida pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928/2021), em 2014, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP São Carlos:
“A Arquitetura surge como a escola mais importante da universidade, mais “sui generis”, porque temos que considerar os desejos da sociedade, as ambições do outro, que para nós seria um prazer, uma visão.
É impossível pensar que a escola de Arquitetura vai ensinar a cada um a mecânica dos fluidos, o comportamento das estrelas, a linguística, a filosofia, o comportamento humano, que é um desejo do homem… como o arquiteto vai ser um sábio? Impossível. O que pode se concluir é que a Arquitetura se torna uma forma peculiar de conhecimento que tem um modo peculiar de interpretar tudo isso e que teremos que realizar tudo isso.
Por isto, a escola de Arquitetura é a escola mais interessante, mais importante e indispensável no âmbito da Universidade. Ela não conta com que os outros sabem para desfrutar disso, ao contrário ela solicita da técnica, da tecnologia, do saber, novos horizontes de indagação para realizar os desejos e necessidades do homem de modo concomitante”.
Em 1969, após o Ato Institucional nº 5 – AI-5, Paulo Mendes da Rocha foi afastado do cargo docente da FAU/USP, à qual retorna apenas em 1980, após a Lei da Anistia do ano anterior, como auxiliar de ensino – condição na qual permanece até tornar-se professor titular em 1998, quando é aposentado compulsoriamente, por ter completado 70 anos de idade. Em 2007, o arquiteto ganhou o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Presbeteriana Mackenzie e, em 2010, o título de Professsor Emérito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Recebeu também, em Portugal, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lisboa em 2015 e o Honoris Causa pela Universidade Lusófona em 2017.
Clique aqui para acessar o vídeo da Aula Magna 2014 – Paulo Mendes da Rocha | Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU-USP, disponível no Youtube.
O arquiteto e urbanista Valter Caldana, professor da Universidade Mackenzie e representante eleito das Instituições de Ensino Superior no Plenário do CAU Brasil, assim se manifestou: “Se dedicar a ensinar é, de fato, da natureza humana. Se dedicar a aprender, também. Não há um sem o outro. Ensinar e aprender não são atos ou ações. São posturas e sentimentos. Que nos permitem humanidade”.
A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), por sua vez, postou em suas redes sociais a seguinte homenagem com transcrição de frase do educador Paulo Freire.