ATHIS

16 projetos são apresentados durante Seminário Melhorias Habitacionais

Encerramento do Seminário. Foto: Helio Montferre/Ipea

 

Durante os três dias do Seminário Melhorias Habitacionais: da Saúde do Habitat à Economia, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 16 projetos de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) foram apresentados, em Brasília.

 

A mesa de encerramento realizada na tarde desta quinta-feira, dia 26 de outubro, contou com a presença da vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento, que enfatizou o trabalhou que tem sido realizado no Conselho de pensar em arquitetura para todos. “Essa é a nossa missão. Não é algo simples. Estamos nesse caminho com entidades e movimentos sociais, mas nesse evento percebemos que estamos em outra perspectiva também a de parcerias. Temos uma posição muito clara em defesa da política pública gratuita e que a assistência técnica em habitação de interesse social possa ser vista como uma política pública de Estado e com todas as suas possibilidades”.

 

Daniela Sarmento e Renato Balbim. Foto: Helio Montferre/Ipea

 

“O seminário cumpriu o seu objetivo, ou seja, sensibilizar, os gestores públicos. A burocracia muitas vezes é um obstáculo para a penetração das políticas públicas, sobretudo em locais de grande demanda por elas. A burocracia enrijece e muitas vezes se distancia de quem realmente precisa e necessita. O CAU foi, sem dúvida, a minha maior fonte de informação de pesquisa nesses meus quase 15 anos de Ipea”, disse Renato Balbim, técnico de planejamento do Ipea e um dos organizadores do seminário.

 

Ele, ainda, destacou que além dos 16 projetos apresentados também foram 16 órgãos do governo federal que estiveram presentes no seminário. São eles: Caixa Econômica Federal, Casa Civil, Controladoria-Geral da União, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Secretaria-Geral da Presidência da República, Tribunal de Contas da União e os ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação; da Cultura; da Educação; da Justiça e Segurança Pública; da Saúde; das Cidades; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; do Planejamento e Orçamento, do Trabalho e Emprego; e Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

 

O evento teve cerimônia de abertura no dia 24 de outubro, na sede da Matriz II da Caixa Econômica Federal, e nos dias 25 e 26 de outubro a programação aconteceu na sede do Ipea com a realização de cinco mesas redondas. O evento reuniu de forma presencial e on-line organizações da sociedade civil, governo e profissionais para debater um cenário por melhorias habitacionais e perspectivas de como enfrentá-la.

 

Leia matérias relacionadas:

 

CAU Brasil e IPEA promovem Seminário Melhorias Habitacionais: Da Saúde do Habitat à Economia Popular

 

ATHIS para promoção da saúde e justiça ambiental no palco do Seminário Melhorias Habitacionais 

 

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de Moradia Digna patrocinados pelo edital de ATHIS do CAU Brasil

 

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas Tecnológicas conectam arquitetos (as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

 

Projetos que envolvem cidadania, acesso a direitos e identidades são destaques na última mesa de debate do Seminário de Melhorias Habitacionais

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

Pular para o conteúdo