
Nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que homenageia o historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo de Andrade, nascido neste dia, em 1898, e o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Ele foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1937, e continuou até 1967.
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é uma data importante e serve como alerta para que políticas nacionais para a preservação cultural no país sejam implementadas. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) tem realizado diversas ações em prol do tema e neste ano, inclusive, lançou a Câmara Temática do Patrimônio do CAU durante a segunda edição do Seminário Nacional de Patrimônio Histórico.
A Câmara Temática do Patrimônio tem como objetivo estimular a valorização e o desenvolvimento sustentável do patrimônio histórico do país, articulando os esforços de diversas entidades no Brasil. A primeira reunião do grupo aconteceu na última quinta-feira, dia 10 de agosto, e a instalação do órgão técnico ocorreu em São Paulo onde também foi realizado o III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural do CAU/SP. Leia mais.
Dentre as ações da Câmara Temática do Patrimônio estão: acompanhar e impulsionar a política do CAU para o patrimônio apoiando uma Política Nacional de Patrimônio; promover a profissão de arquitetos e urbanistas, valorizando atuações nessa área; estabelecer agendas conjuntas com outros órgãos e entidades, fortalecendo ações relacionadas aos conjuntos urbanos, edificações, sítios e acervos de valor arquitetônico, histórico, paisagístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Seminário Nacional de Patrimônio

Pelo segundo ano consecutivo, o CAU Brasil organizou o Seminário Nacional de Patrimônio Histórico. A edição de 2023, realizada em junho, em São Luís, no Maranhão, teve como tema “Diversidade em Diálogos Permanentes” que discutiu perspectivas para a preservação do patrimônio cultural no Brasil, atuação profissional e assistência técnica.
O Seminário ocorreu paralelo ao 9º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal (FIPA), e na ocasião foi aprovada a Carta de São Luís. O documento destaca a importância da política de desenvolvimento urbano e da conservação do patrimônio cultural. Saiba mais.
No ano passado, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi palco do primeiro seminário que reuniu profissionais de arquitetura e urbanismo, representantes de organizações da área e pesquisadores.
Como resultado dos debates realizados nos encontros o CAU Brasil publicou o documento Recomendações de Ouro Preto. A Carta apresenta um posicionamento oficial da autarquia, das entidades representativas dos profissionais de arquitetura e urbanismo e outros atores integrados aos debates. Nela estão listados pontos considerados urgentes para a implementação de uma política nacional para a preservação cultural no país.

Segundo a Carta, o protagonismo dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo na preservação do patrimônio construído é histórico e marcante tanto no discurso quanto na prática profissional. O restauro é um projeto singular e os arquitetos são os protagonistas da coordenação de sua realização, capaz de formulação histórica, artística e crítica para apresentar as soluções técnicas que ele requer, atuando ao lado de profissionais de outras áreas de conhecimentos e indo além da edificação, construindo cidade.

Ciclo de Debates
O CAU Brasil promoveu entre março e maio deste ano o ciclo de debates “Memória, Projectos, Obras” paralelo à exposição da obra do arquiteto português Eduardo Souto de Moura para ampliar o debate sobre sua obra e, ainda, a importância da preservação de acervos arquitetônicos.
A primeira edição do Ciclo de Debates aconteceu logo após a abertura da exposição, no dia 22 de março, e explorou o tema “Memória“. A segunda sessão teve como tema “Projectos” que foi realizada no dia 05 de abril. O terceiro Ciclo de Debates aconteceu no dia 19 de abril e teve como tema “Obras”. Os três eventos aconteceram no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
O último Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira” aconteceu no dia 25 de maio, na Embaixada de Portugal. Saiba mais.
Prêmio Rodrigo Melo de Franco de Andrade
O IPHAN como forma de honrar sua memória premia anualmente ações de proteção, divulgação e preservação do patrimônio cultural brasileiro com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Com o tema “20 anos da Lei nº 10.639/2003: Educação, Democracia e Igualdade Racial” a 36º edição do prêmio contemplará 12 ações de excelência no campo do patrimônio cultural brasileiro realizadas, parcial ou totalmente, entre os anos de 2019 e 2022, por meio de uma abordagem transversal de temas da educação, da democracia e da igualdade racial. No dia 28 de julho, o IPHAN divulgou o resultado preliminar.
COMEMORAÇÕES DOS CAU/UFs E IAB
Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico diversos eventos estão sendo organizados nos estados.
CAU/SP
No dia 10 de agosto, o CAU/SP realizou o III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural com especialistas, representantes do CAU Brasil e outros CAU/UFs, além de representantes e entidades que recebem apoio via parceria de fomento para debater temas relacionados ao patrimônio cultural.
Na ocasião, foram debatidos temas como a aplicação de Assistência Técnica; a prática do canteiro de obras com técnicas tradicionais, ensino e formação; documentação, acervo e memória; estudos de caso em restauro e conservação; e orientação profissional para projetos e obras de restauro.
O CAU/SP também programou uma série de visitas técnicas a edifícios reconhecidos como patrimônio cultural na cidade de São Paulo entre os dias 10 e 31 de agosto. Um destes locais é a própria sede do CAU/SP, um prédio centenário projetado pelo Escritório F.P. Ramos de Azevedo & Cia, além da Praça das Artes e do Teatro Municipal.
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/J5ddcgCGee
CAU/RS
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) mantém a tradição de realizar atividades que promovam e valorizem o Patrimônio e no dia 19 de agosto, às 14h, promove a Caminhada do Patrimônio, um roteiro guiado por especialistas e que (re)visita alguns dos pontos mais icônicos do Centro Histórico de Porto Alegre. O ponto de partida será no Edifício Ely (Rua da Conceição, 283) com ponto de chegada na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736).
A atividade é gratuita e faz parte da programação do 5º Dia Estadual do Patrimônio Cultural, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae). Não é necessária inscrição prévia.
O objetivo da caminhada é ampliar o conhecimento do público sobre a história da formação dos municípios gaúchos, por meio do olhar da Arquitetura e Urbanismo. Saiba mais.
CAU/RN
Em comemoração ao Dia do Patrimônio o CAU/RN realizou no último sábado, dia 12 de agosto, mais uma edição do CAU Visita. A terceira edição percorreu territórios coloniais e sítios arquitetônicos urbanísticos de valor histórico do litoral oriental do Rio Grande do Norte.
O roteiro foi elaborado pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, Rubenilson Teixeira, que foi o guia durante o CAU Visita, que explorou lugares e espaços urbanos de importância histórica desconhecidos, inclusive pelos arquitetos e urbanistas, que não são valorizados pelo turismo.
A ocupação colonial é marcada por arquitetura religiosa, fortificações, economia açucareira, casas de câmara e cadeia entre outros. O passeio incluiu ida às Ruínas da Igreja de São Miguel, na cidade de Extremoz, as Praças, Antônio Barros, Coronel José Araújo e Presidente Vargas, em São José de Mipibu, Nísia Floresta e Arês, respectivamente. O Engenho Cunhaú, e Barra de Cunhaú, em Canguaretama, a rua Emídio Fagundes, em Vila Flor. Finalizando o itinerário, as ruínas da Casa de João Lostau, em Nísia Floresta.
IAB/SP
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB/SP) promoverá a Jornada do Patrimônio. Desde 2015, o evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, acontece todo terceiro final de semana de agosto.
Neste ano, quando o IAB/SP celebra 80 anos de existência, a sede (Rua Bento Freitas, 306 – 1º andar) estará de portas abertas no dia 19 de agosto, das 10h às 17h, com visitas guiadas. A programação do dia inclui ainda roda de conversa sobre patrimônio cultural e habitação de interesse social, exposição de fotografias de estudantes da FAU-Mackenzie que retratam o bairro e o entorno do edifico do IAB e roteiro fotográfico pela arquitetura do centro. Saiba mais.