Maior festa da passagem de ano no mundo, o Réveillon de Copacabana marcou também o início das comemorações da eleição do Rio de Janeiro como primeira Capital Mundial da Arquitetura, título que a cidade ganha em 2020 por sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O título foi concedido pela UNESCO.
O tema “Amor a cada Vista” ressaltou as belezas naturais e arquitetônicas da cidade. A proposta foi que turistas e também os próprios cariocas fotografassem paisagens, construções e monumentos da cidade e divulgassem nas redes sociais com a hashtag #vemprorio.
Um vídeo sobre o UIA2020RIO foi transmitido nos telões distribuídos pela orla de Copacabana, na noite da virada, durante o tradicional show de queima de fogos de artifício. O espetáculo pirotécnico contou com trilha sonora sincronizada, desenvolvida especialmente pelo músico Daniel Lopes, e começou à meia-noite. A estrutura contou o com balsas, 16,9 toneladas de fogos com bombas de alto, e de baixo e artefatos inéditos.
Cerca de 3 milhões de pessoas, sendo 1,7 milhões de turistas, acompanharam a festa.
O Rio de Janeiro também foi destaque na campanha institucional do CAU/BR em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista 2019 com o slogan “Arquitetura e Urbanismo, Um Direito de Todos”. O condomínio Moradas da Saúde, do arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis, localizado na área do porto da cidade, foi ressaltado como exemplo de como a Arquitetura e o Urbanismo são acessíveis a todas as camadas da população, atendendo as necessidades específicas de cada uma.
Para saber mais sobre a campanha, clique aqui. Veja abaixo o vídeo da campanha veiculado na TV aberta e nas redes sociais.
No Carnaval, novas homenagens serão feitas. Com a volta do carnavalesco Paulo Barros, a Unidos da Tijuca levará ao Sambódromo o enredo “Onde moram os sonhos”, exaltando o poder transformador e social da Arquitetura e Urbanismo. “Dignidade não é luxo, nem favor”, diz um verso do samba-enredo composto por Dudu Nobre, Jorge Aragão, Fadico, André Diniz e Totonho, interpretado no vídeo abaixo por Wantuir.
O UIA2020RIO é o 27o. Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), com organização local do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em parceria com apoio o CAU/BR, CAU/RJ, FNA e diversas outras entidades, e apoio institucional da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas (ABAP), e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), entre outras instituições.
O extenso programa do 27º Congresso Mundial de Arquitetos promete uma grande diversidade de debates, abrangendo temas contemporâneos e globais. Os temas das mesas-redondas já estão definidos e seguem os quatro eixos temáticos do UIA2020RIO.
Eixo 1 – Diversidade e Mistura
- Gênero e Cultura
- Cidadania e Patrimônio
- Globalidade e Singularidade
Eixo 2 – Mudanças e Emergências
- Emergência de um novo arquiteto
- Câmbios climáticos
- Mudanças tecnológicas
Eixo 3 – Fragilidades e Desigualdades
- Arquitetura da inclusão social
- O que é mesmo periferia?
- A arquitetura da/na favela
Eixo 4 – Transitoriedades e Fluxos
- Transitório e Efêmero
- Novas práticas
- Migrações e diásporas
Além das mesas-redondas, o UIA2020RIO terá os chamados RIO2020-Talks, conferências rápidas e dinâmicas, e também Sessões temáticas, plataformas de reflexão, debate e proposição, em torno de temas de grande relevância, como os desafios das metrópoles e do acesso à habitação, a questão da saúde urbana, mobilidade, gestão da energia, inclusão e sustentabilidade, entre vários outros.
Em paralelo ao UIA2020RIO, a cidade sediará também o Fórum Mundial de Cidades Unesco-UIA.
A participação do CAU/BR no evento será divulgada em breve.
Clique aqui para saber mais do UIA2020RIO