CAU/BR

21º Congresso Brasileiro de Arquitetos será realizado em Porto Alegre

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) vai realizar em outubro de 2019 o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos. A cidade de Porto Alegre vai sediar o evento, que servirá como evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro, e homenageia a arquiteta e urbanista Briane Bicca, falecida em junho de 2018. Conselheira suplente do CAU/BR, Briane marcou a história da Arquitetura e Urbanismo no Brasil com uma extensa atuação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que incluiu a redação do dossiê enviado à Unesco que tornou Brasília Patrimônio Mundial da Humanidade. O IAB-RS espera mais de 3.000 arquitetos e urbanistas brasileiros presentes.

 

Arquiteta e urbanista Briane Bicca, falecida em junho, será homenageada pelo 21º CBA

 

Com o tema “Espaço e Democracia”, o 21º CBA vai realizar palestras, debates, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos profissionais e acadêmicos em mais de 20 locais de Porto Alegre, tendo como referência a Praça da Alfândega, no centro da cidade. Será usada a estrutura usada para a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira cultural ao ar livre da América Latina. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos. “Se os arquitetos e urbanistas querem valorizar a nossa profissão, precisamos levar os nossos debates para a sociedade, com eventos abertos ao público em geral”. Rafael diz a ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

 

Rafael Passos, presidente do IAB-RS (em pé), apresenta evento ao CEAU-CAU/BR

 

Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; e Formação e Fazer Profissional. Arquitetos e urbanistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento vão discutor como as as cidades contemporâneas convivem com formas de ocupação que demandam soluções emergentes e obrigam a Arquitetura e Urbanismo a explorar novas formas de atuação. Isso com minicursos sobre as novas tecnologias de construção, chamamento de trabalhos e debates sobre a organização política dos profissionais da área. Todo esse panorama foi apresentado pelo presidente do IAB-RS aos membros do Colegiado Permanente de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR (CEAU-CAU/BR), que se reuniu no dia 7 de dezembro em Brasília.

 

Em breve, o IAB-RS irá divulgar site para inscrições. Participe!

21 respostas

  1. Que legal!
    Há muito tempo tive a oportunidade de participar de alguns UIAs, inclusive fora do Brasil, sendo todos, riquíssimos em conteúdo. É um modo de atualização, uma vez que ingressamos no mercado de trabalho e esquecemos de alguns princípios básicos da “boa”arquitetura.
    Neste momento, é inevitável que tragamos à tona a sustentabilidade de uma maneira geral.
    Bela iniciativa promover este pré-UIA em Porto Alegre, cidade com tanto verde, cultura, história e uma amplitude rica propiciada pelo Rio Guaíba, palco hoje de uma urbanização riquíssima, onde se pode observar o aproveitamento de baixo impacto de uma APP em prol da comunidade.

  2. Colegas arquitetos, participem dos congressos de arquitetura,estes representam o que há de mais importante para discentes e profissionais na qualificação,paisagismo,urbanismo,conforto e sustentabilidade nas cidades brasileiras.

  3. AO 21º CBA
    PARABÉNS PELO TEMA TEMA “ESPAÇO E DEMOCRACIA”.
    PARABÉNS PEL HOMENAGEM A BRAVA COLEGA ARQUITETA BRIANE BICCA!
    ESTOU INSTIGADA A PARTICIPAR E PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE, NÃO SÓ APRESENTANDO TRABALHO, COMO AJUDANDO NA ORGANIZAÇÃO DO 22o CBA.
    PARA TANTO COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO DOA ORGANIZADORES PARA DISPOREM DOS NOSSOS SERVIÇOS.
    HOJE, 11.12,2018, FORAM INAUGURADAS AS TRÊS BICAS DE OLINDA, PROJETO QUE DOEI A PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA, A PARTIR DO NOSSO TRABALHO:
    Conservação e Restauração das Bicas Públicas de Olinda – São Pedro, Quatro Cantos e Rosário – Sistema Colonial de Abastecimento de Água

    TRABALHO QUE RESULTOU EM LIVRO.
    O TRABALHO FOI FRUTO DO CURSO MP-CECRE/2011/UFBA (MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MONUMENTOS E NÚCLEOS HISTÓRICOS), QUE OBTEVE PRIMEIRO LUGAR NO PREMIO NACIONAL ANA-AGENCIA NACIONAL DE ÁGUAS-CATEGORIA ÁGUA E PATRIMÔNIO.
    AMPLIANDO A VISIBILIDADE DAS BICAS E DE OLINDA/PE INTERNACIONALMENTE, OS PROJETOS FORAM APRESENTADOS EM LISBOA/PORTUGAL/2014, NA SEGÓVIA/ESPANHA/2015 E EM SANTORINI/GRÉCIA/2016, E ANTES JÁ TINHAM SIDO APRESENTADOS EM CINCO EVENTOS INTERNACIONAIS NO BRASIL.
    O TRABALHO RECEBEU CONVITE PARA PUBLICAÇÃO NA ALEMANHA/2016 E FOI APRESENTADO EM EVENTO INTERNACIONAL DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO PATRIMONIO EDIFICADO, NA BAHIA – ARQUIMEMÓRIA 5/2017, QUANDO O LIVRO FOI LANÇADO AMPLIANDO A VISIBILIDADE DAS BICAS E DE OLINDA/PE, NO BRASIL E NO MUNDO, NUMA TRAJETÓRIA JÁ ALICERÇADA NO USO DOS PROJETOS DAS BICAS DE OLINDA PELA PREFEITURA, A SEREM INAUGURADAS PELO PREFEITO DE OLINDA, EM 11.12.2108. CULMINANDO ESTA TRAJETÓRIA, NO LOCUS DAS BICAS – OLINDA.
    CORDIAIS SAUDAÇÕES
    Vania Avelar de Albuquerque
    Arquiteta Urbanista do Escritório Técnico I – Olinda/5ª SR/ IPHAN
    Mestre em Conservação e Restauração de Monumentos
    Ex-Presidente do IAB-PE e ex- Conselheira do COSU/IAB

  4. Como enviar material para palestrar sobre
    resíduos sólidos e questões ambientais?
    Sou arquiteta e urbanista e especialista em
    gestão, licenciamento e auditória ambiental.

  5. Bom dia!

    Você poderia me passar a relação das edições do Congresso Brasileiro de Arquitetura. Onde foram e em quais anos ocorreram?

    Desde já, agradeço.

  6. Bom dia.
    É exigência prévia que o profissional esteja c o registro no conselho em dia p se inscrever e visitar o evento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo