RECENTES

22 de março: Dia Mundial da Água

 

 

Esta quarta-feira, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. A data é celebrada desde 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que neste ano escolheu como tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, usando para isso a fábula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água em seu bico.

 

O objetivo da ONU é discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. A organização iniciou a campanha de promoção sobre a data convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, no seu cotidiano e assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.

 

 

 

A expectativa da ONU é que pessoas do mundo todo cadastrem seus compromissos para serem adicionados à Agenda da Década Internacional da Água, uma resolução da organização que definiu os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.

 

No site oficial do Dia Mundial da Água (www.worldwaterday.org) é possível ter acesso a mais detalhes sobre as atividades que estão sendo preparadas, além de acesso aos conteúdos de divulgação e promoção da data em diversos idiomas.

 

Conferência sobre a água

 

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas, com apoio dos governos da Holanda e do Tadjiquistão, realiza a Conferência da ONU sobre a Água entre os dias 22 e 24 de março, em Nova Iorque.

 

O encontro decidirá ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o tema, incluindo os que estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais.

 

A Conferência – formalmente conhecida como Conferência da Revisão Geral Intermediária da Implementação da Década da ONU para Ação na Água e Saneamento (2018-2028) – é o evento mais importante sobre o tema nesta geração. Ela objetiva conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. A Agenda ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.

 

(Com informações das ONU Brasil)

MAIS SOBRE: RECENTES

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

Pular para o conteúdo