Começa no dia 3 de setembro o Congresso Mundial de Arquitetos, evento oficial da União Internacional de Arquitetos, organização que representa mais de 1.5 milhão de profissionais de 130 países. A cidade de Seul, na Coreia do Sul, espera receber mais de 30.000 arquitetos para o evento, que tem como objetivo promover o intercâmbio profissional e cultural da profissão. Serão cinco dias de debates, exposições, festivais e passeios turísticos sob o tema “Alma da Cidade”.
Veja aqui o site oficial do 26º Congresso Mundial de Arquitetos, em Seul
Seul promete trazer ao 26º Congresso diversos técnicas e tecnologias inovadoras para a Arquitetura, com a presença de nomes consagrados como o japonês Toyo Ito, vencedor da medalha de ouro da UIA em 2017, e o alemão Patrik Schumacher, diretor do escritório Zaha Hadid em Londres. O evento ainda conta com paineis especiais voltados para inovações tecnológicas e para jovens profissionais e estudantes.
Arquitetos e urbanistas brasileiros estarão representados por uma missão especial, destinada a promover a divulgação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro, sob promoção do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). O tema proposto para o 27º Congresso – “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” – está centrado no papel da Arquitetura frente a realidade urbana do mundo contemporâneo, onde se expressam a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos mundos de produção das cidades.
Veja aqui o site oficial do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro
A II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que acontece de 7 a 10 de outubro no Rio de Janeiro, pretende servir como evento preparatório para o Congresso Mundial de Arquitetos de 2020 (UIA2020Rio), tendo como tema “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”, em referência ao tema do 27º Congresso, “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Saiba mais sobre a Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo.