EQUIDADE DE GÊNERO

31/07 – Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista: Semana da Habitação visibilizou a potência das mulheres na valorização da arquitetura

O Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista é celebrado nesta segunda-feira, dia 31 de julho. A foto abaixo, tirada no auditório do Sesc de Aracaju, durante a Semana de Habitação 2023,  demonstra bem “a potência das mulheres na valorização da arquitetura”, nas palavras de Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil.

 

 

O grande protagonismo  feminino no evento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, como palestrantes ou participantes, acentuou o papel fundamental das arquitetas e urbanistas no campo na habitação social, desde ONGs até em cargos públicos. Mais um motivo para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil destacar neste 31 de Julho a proposta feita pela presidente durante o 28º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2023CPH), realizado em Copenhagen, na Dinamarca,  para que o dia se torne uma data internacional.

 

Nadia Somekh manifestou a proposta no dia 5 de julho durante sua participação na sessão “Women and War” que tratou da condição das mulheres refugiadas e em contextos de guerra. Na ocasião, ela falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho em prol do desenvolvimento e potencialização da participação das arquitetas e urbanistas no Brasil.

 

Nadia Somekh durante sessão “Women and War” na Dinamarca

 

A promoção da igualdade de gênero em todas as suas instâncias e sua relação com a sociedade é um objetivo do CAU Brasil. Esse compromisso também está alinhado com diversas entidades de arquitetura e urbanismo no país e no mundo.

 

Definido durante a 11ª Plenária Extraordinária, em agosto de 2020, o Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista é uma homenagem ao público majoritário da categoria no país. De acordo com o II Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, realizado pelo  CAU Brasil, dos 224 mil profissionais de arquitetura e urbanismo, 64% são mulheres, principalmente, jovens com uma média de 35 anos. Apesar disso, nem sempre elas encontram as mesmas condições de acesso, exercício, permanência e ascensão no campo da Arquitetura e Urbanismo.

 

 

A inclusão da data no calendário oficial do CAU Brasil procura fomentar o debate sobre as assimetrias entre mulheres e homens na Arquitetura e também na sociedade. Esse compromisso foi reforçado com a criação da Comissão Temporária de Política para a Equidade de Gênero (CTPEG), em 2019.

 

Em agosto de 2021, foi criada a Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade do CAU Brasil (CTRED) e em outubro de 2022, a criação da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas do CAU Brasil (CTPAF). Antes, no I Seminário da Diversidade do CAU realizado em São Paulo em maio de 2022 foi lançada a Carta pela Equidade e Diversidade no Cotidiano e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

Registro de participantes do I Seminário de Diversidade do CAU

 

Neste contexto, foram lançadas diversas ações, como a  política de descontos para arquitetos(as) e urbanistas  que tiveram filhos recentemente (50%). No total, 991 profissionais receberam o incentivo para seguir suas carreiras. em 2022, sendo 837 para licença -maternidade e 154 para licença-paternidade. Além disso, foram concedidos 1937 descontos de incentivo à educação continuada, totalizando 2928 profissionais beneficiados.

 

 

Em maio deste ano, durante a 136ª Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi apresentado e aprovado no plenário o projeto que altera o Regimento Interno do Conselho criando a Comissão Especial de Políticas Afirmativas do CAU Brasil.

 

Essas decisões foram adotadas após a divulgação do 1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo, que apontou desigualdades entre arquitetas e arquitetos em diversas áreas. Além disso, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo é um dos poucos no país que constituiu Comissão para combater e diminuir as desigualdades historicamente acumuladas em nossa sociedade.

 

Política para a Equidade de Gênero

 

 

Acesse a íntegra da Política do CAU para a Equidade de Gênero.

 

Clique e leia a Carta pela Equidade e Diversidade no Cotidiano e no Conselho da Arquitetura e Urbanismo.

 

Acesse o Hotsite da equidade. Clique aqui.

 

Veja o vídeo do CAU BRasil: Equidade no Cotidiano da Arquitetura e Urbanismo

 

 

Leia mais:

 

2021: CAU Celebra Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista em 31 de julho

2022: 31 de julho – Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EQUIDADE DE GÊNERO

Prêmio Carmen Portinho celebra o protagonismo das mulheres arquitetas e urbanistas

EQUIDADE DE GÊNERO

“Rolê de Biquiní”, celebra Dia Nacional da Arquiteta e Urbanista, em Brasília

EQUIDADE DE GÊNERO

CAU/SP comemora Dia da Arquiteta com lançamento sobre Lina Bo Bardi e ciclo de vídeos 

EQUIDADE DE GÊNERO

8 de março: arquitetas estimulam avanços nas pautas por equidade nos CAU/UF

Pular para o conteúdo