Nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, é comemorado o Dia Mundial das Cidades, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014 com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a urbanização global e fomentar a cooperação entre estados para enfrentar os desafios da urbanização, bem como incentivar o desenvolvimento urbano sustentável.
Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, sugere que “arquitetos e urbanistas comemorem este dia mostrando para os gestores o quanto nosso ofício é necessário para melhorar a vida de todo povo brasileiro”. A Carta-Aberta aos Candidatos nas Eleições de 2022 e o Abaixo-Assinado por Cidades Justas e Moradias Dignas, lançados pelol CAU Brasil em conjunto com as entidades do CEAU, contém propostas neste sentido (ver detalhes abaixo).
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) celebra a data com o encerramento do Circuito Urbano, no dia 1º de novembro. O evento com o tema “Agir Local, Pensar Global: As agendas globais guiando a construção de um futuro urbano melhor”, comemora o Dia Mundial das Cidades, e terá transmissão ao vivo, a partir das 10h.
O encontro organizado pela ONU-Habitat compartilhará como os projetos e iniciativas da organização abordam e trabalham a realização concreta de políticas públicas com base em dados e o monitoramento da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em projetos e territórios. Clique aqui e saiba mais.
Carta-aberta aos (às) candidatos (as)
Com o intuito de contribuir para a construção de uma Política de Desenvolvimento Econômico e Social e de Ordenamento Territorial, proporcionando melhores condições de vida para todos e reiterando o compromisso da Arquitetura e do Urbanismo com a inclusão e desenvolvimento socioterritorial, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) junto com entidades criaram um manifesto em defesa da sociedade que é destacado neste Dia Mundial das Cidades.
O CAU Brasil e as entidades (Instituto de Arquitetos do Brasil, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) lançaram a Carta aos Candidatos – O Brasil precisa de mais Arquitetura e Urbanismo! Manifesto das Entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da Sociedade.
O documento propõe moradia digna como uma questão de saúde pública, direito à cidade como questão de justiça social e planejamento urbano integrado como segurança e qualidade de vida.
As instituições que representam os (as) arquitetos (as) e urbanistas no Brasil sugerem 20 propostas para compor os programas de governo dos (as) candidatos (as) a serem submetidos à população brasileira nas eleições de 2022, como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira.
As propostas estão divididas em sete eixos: A) Planejamento das cidades e de regiões; B) Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente; C) Organização e Políticas de Estado; D) Valorização da Arquitetura e Urbanismo; E) Tributos e Trabalho; F) Educação e G) Relação com a Sociedade.
Abaixo-assinado Por Cidades Justas e Moradias Dignas
Está disponível on-line o “Abaixo-Assinado Por Cidades Justas e Moradias Dignas” em apoio às propostas do Manifesto “O Brasil precisa de Mais Arquitetura e Urbanismo”, a Carta Aberta às Candidatas e aos Candidatos nas Eleições de 2022 lançada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e pelas entidades do CEAU (IAB, FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA).
O documento está disponível na plataforma Change.Org.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E ASSINAR! COMPARTILHE !
(Com informações da ONU)