CIDADES

31 de outubro: Dia Mundial das Cidades, data para ressaltar o valor da Arquitetura

Nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, é comemorado o Dia Mundial das Cidades, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014 com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a urbanização global e fomentar a cooperação entre estados para enfrentar os desafios da urbanização, bem como incentivar o desenvolvimento urbano sustentável.

 

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, sugere que “arquitetos e urbanistas comemorem este dia mostrando para os gestores o quanto nosso ofício é necessário para melhorar a vida de todo povo brasileiro”.  A Carta-Aberta aos Candidatos nas Eleições de 2022 e o Abaixo-Assinado por Cidades Justas e Moradias Dignas, lançados pelol CAU Brasil em conjunto com as entidades do CEAU, contém propostas neste sentido (ver detalhes abaixo). 

 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) celebra a data com o encerramento do Circuito Urbano, no dia 1º de novembro. O evento com o tema “Agir Local, Pensar Global: As agendas globais guiando a construção de um futuro urbano melhor”, comemora o Dia Mundial das Cidades, e terá transmissão ao vivo, a partir das 10h.

 

O encontro organizado pela ONU-Habitat compartilhará como os projetos e iniciativas da organização abordam e trabalham a realização concreta de políticas públicas com base em dados e o monitoramento da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em projetos e territórios. Clique aqui e saiba mais.

 

Carta-aberta aos (às) candidatos (as)

 

Com o intuito de contribuir para a construção de uma Política de Desenvolvimento Econômico e Social e de Ordenamento Territorial, proporcionando melhores condições de vida para todos e reiterando o compromisso da Arquitetura e do Urbanismo com a inclusão e desenvolvimento socioterritorial, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) junto com entidades criaram um manifesto em defesa da sociedade que é destacado neste Dia Mundial das Cidades.

 

O CAU Brasil e as entidades (Instituto de Arquitetos do Brasil, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) lançaram a Carta aos Candidatos – O Brasil precisa de mais Arquitetura e Urbanismo! Manifesto das Entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da Sociedade.

 

O documento propõe moradia digna como uma questão de saúde pública, direito à cidade como questão de justiça social e planejamento urbano integrado como segurança e qualidade de vida.

 

As instituições que representam os (as) arquitetos (as) e urbanistas no Brasil sugerem 20 propostas para compor os programas de governo dos (as) candidatos (as) a serem submetidos à população brasileira nas eleições de 2022, como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira. 

As propostas estão divididas em sete eixos: A) Planejamento das cidades e de regiões; B) Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente; C) Organização e Políticas de Estado; D) Valorização da Arquitetura e Urbanismo; E) Tributos e Trabalho; F) Educação e G) Relação com a Sociedade.

 

SAIBA MAIS NO SITE

 

Abaixo-assinado Por Cidades Justas e Moradias Dignas

Está disponível on-line o “Abaixo-Assinado Por Cidades Justas e Moradias Dignas” em apoio às propostas do Manifesto “O Brasil precisa de Mais Arquitetura e Urbanismo”, a Carta Aberta às Candidatas e aos Candidatos nas Eleições de 2022 lançada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e pelas entidades do CEAU (IAB, FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA).

 

O documento está disponível na plataforma Change.Org.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E ASSINAR! COMPARTILHE !

 

 

 

 

 

 

(Com informações da ONU)

MAIS SOBRE: CIDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

CIDADES

CAU Brasil e Ministério da Cultura firmam parceria para fornecer assistência técnica em equipamentos culturais

Pular para o conteúdo