CEAU

39º ENSEA: Pioneirismo e inovação na educação de arquitetura e urbanismo

Imagem: Reprodução

Estão abertas as inscrições para o 39º Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA), sob o tema “50 anos construindo a educação democrática em Arquitetura e Urbanismo: trilhas, redes e conexões”. Organizado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), com apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o evento acontecerá de 21 a 23 de agosto na FAUeD-UFU, em Uberlândia-MG. Inscreva-se agora e participe!

Desde 1975, os Encontros Nacionais sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA) são organizados pela ABEA para promover o compartilhamento e a reflexão sobre pesquisas e experiências em educação de Arquitetura e Urbanismo (AU). Esses encontros são essenciais para o avanço do conhecimento na área.

Nas últimas décadas, o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil tem passado por transformações significativas, impulsionadas por uma educação democrática e pela diversidade dos estudantes. Políticas afirmativas têm sido fundamentais para a inclusão de temas como ecologia, sustentabilidade, identidade cultural, empoderamento socioeconômico-ambiental, decolonialidade, e diversidade de gênero, aliados ao desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação.

Pensar a educação em Arquitetura e Urbanismo hoje requer uma abordagem capaz de identificar e articular as múltiplas dimensões da vida. É essencial ver e pensar a arquitetura e urbanismo ancorados no passado, presentes no hoje e projetados para o futuro, compreendendo as interações socioambientais e intergeracionais.

Essa visão multidimensional exige uma reformulação dos cursos, ensino, aprendizagem e formação em Arquitetura e Urbanismo. É necessário adotar uma abordagem trans, multi e interdisciplinar, com fundamentos claros, metodologias, experiências e práticas pedagógicas bem definidas.

A ABEA defende a necessidade de um amplo debate para novas perspectivas e estratégias no ensino, formação e prática de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Um debate, que possa reunir pesquisas, estudos e experiências, amparado pela reflexão crítica sobre como continuar construindo a educação democrática em arquitetura e urbanismo. O 39º ENSEA busca aprofundar essa discussão, com três contextos temáticos: trilhas, redes e conexões, integrando esses temas para uma visão holística da educação em Arquitetura e Urbanismo.

O CONTEXTO TEMÁTICO 1 (Trilhas) tem sua ênfase na transdisciplinaridade. Seu objetivo é (re)definir o conjunto de elementos-chave fundantes das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos Perfis e Padrões de Qualidade correspondente a complexa realidade contemporânea em que, sobretudo, o ser humano é concebido como um ser histórico.

O CONTEXTO TEMÁTICO 2 (Redes) tem sua ênfase na multidisciplinaridade. Parte-se da ideia de que Arquitetura e Urbanismo é entendida como extensão, por natureza. Por isso e a partir de um movimento sistêmico propulsor do engajamento em que a participação sociocultural-ambiental está em correspondência com múltiplos contextos, seu objetivo é aprofundar a discussão sobre premissas capazes de garantir articulação da extensão, como um elo, entre o ensino e a pesquisa.

O CONTEXTO TEMÁTICO 3 (Conexões) tem sua ênfase na interdisciplinaridade. Pensar a Educação em Arquitetura e Urbanismo na óptica da complexidade e visão sistêmica significa reconhecer o relevante papel do princípio de conectividade. Nesse sentido, o objetivo aqui é identificar, aprofundar e ampliar os conhecimentos sobre: a articulação e o alinhavar dos conhecimentos; as interfaces, inflexões, complementaridade e contraposições disciplinares; o canteiro experimental, o canteiro modelo (de patrimônio) e as experiências como redes articuladoras do experienciar pedagógico de situações problemas. Aqui, interessa verificar as convergências, as inter-relações, a conectividade, as interdependências por meio da relação teórico-prática-filosófica.

A ABEA convida toda a comunidade acadêmica a participar do 39º ENSEA e contribuir para a construção de uma educação democrática em Arquitetura e Urbanismo.

MAIS SOBRE: CEAU

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Artigo – Cidades preparadas para o futuro se constroem no presente

CEAU-BR promove palestras de Glória Cabral e Paula Zasnicoff sobre Arquitetura e Identidade em Florianópolis (SC)

Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas – CAU/BR debate reflexões e propostas para o futuro da profissão

Pular para o conteúdo