A 4ª Semana da Habitação (SDH) teve início nesta segunda-feira (19/8) com o 3º Encontro Nacional de Coordenadores das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUAs), realizado em Fortaleza/CE. Organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com o CAU/CE, o evento reforça a importância da habitação social no país.
Na abertura do encontro, a conselheira federal Carla Tames Alvarez, coordenadora da CPUA-CAU/BR, agradeceu a presença dos coordenadores das CPUAs, reforçando a importância da Comissão, que trata de temas urgentes e conta com pessoas apaixonadas pelos trabalhos que desenvolvem.
A mesa de abertura contou com a presença de Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/BR, e Brenda Rolim, presidente do CAU/CE, além do conselheiro federal Lucas Ribeiro Rozzoline Muniz e da coordenadora da CPUA, Carla Tames Alvarez.
Em sua fala, o conselheiro Lucas Ribeiro destacou o compromisso do CAU/CE com a habitação social, sublinhando a atuação ativa do Conselho na promoção de uma arquitetura que dialogue com a sociedade. “Temos um grande envolvimento com os Conselhos de Habitação Municipal. Sempre provocamos as universidades a refletirem sobre a Lei de Assistência Técnica e, em cada espaço possível, destacamos a importância da habitação na sociedade”, frisou.
Brenda Rolim, a primeira mulher a presidir o CAU/CE, enfatizou a importância de trazer o evento para Fortaleza, destacando os desafios e as oportunidades que a Semana da Habitação representa. “Enxergamos este evento como uma oportunidade única para trocarmos conhecimento, planejarmos o futuro e, principalmente, atuarmos de forma positiva para fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.
A presidente Patrícia Sarquis Herden ressaltou a agenda intensa que o CAU/BR tem cumprido recentemente, destacando a relevância dos eventos promovidos. “Estamos literalmente em uma maratona. Estivemos em Olinda para a Semana do Patrimônio, onde assinamos o Termo Tripartite entre CAU/PE, CAU/MG e CAU/RJ, inaugurando uma nova fase de cooperação entre os estados, chancelada pelo CAU/BR. Em seguida, participamos do Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo no Rio Innovation Week, onde dialogamos com a sociedade sobre pautas importantes”.
A executiva destacou ainda o compromisso do CAU/BR com a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), chamando-a de “a menina dos olhos” do Conselho. “O CAU/BR, ao destinar parte de sua verba para ATHIS, envia uma mensagem clara para a sociedade: não queremos ser meros observadores, mas sim agentes ativos na evolução de pautas essenciais em um país tão desigual como o nosso”, afirmou.
Com base na apresentação feita pelo antropólogo Santiago Uribe Rocha, Patrícia encerrou a mesa de abertura com uma reflexão sobre a importância da habitação digna como um fator essencial para a redução da violência urbana. “A violência não surge do nada; ela nasce, em grande parte, da falta de acolhimento. Ter uma habitação decente faz parte da dignidade do povo. Nesta semana, o CAU/BR lançará o Observatório de ATHIS, que compilará experiências exitosas e servirá de referência para os conselhos sobre como fazer da habitação social uma pauta relevante e significativa”, disse. Uribe é porta-voz de uma das experiências mais bem-sucedidas da América Latina recente e falou sobre Medellín Ciudad Innovadora: Transformación Urbana, Social Y Cultural, no dia 16/8, no Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, durante o Rio Innovation Week.
Com uma agenda robusta e a presença de especialistas de renome até quinta-feira (22), a 4ª Semana da Habitação promete ser um marco na discussão sobre políticas habitacionais no Brasil, reafirmando o papel do CAU/BR como protagonista na luta pelo direito à moradia digna.
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal oficial do CAU/BR no YouTube.