FNA

46º ENSA debate transformações do mercado de trabalho no pós-eleições

Com a presença de profissionais e lideranças sindicais, o 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) chega a Brasília, de 24 a 27 de novembro, para debater o futuro do mercado de trabalho e o cenário pós-eleições. O evento, em formato híbrido – presencial e online (pela plataforma Zoom e Canal do YouTube –, é promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e ocorrerá no Salão Alvorada do Brasília Palace Hotel (SHTN Trecho 01 Conjunto 01, Setor de Hotéis e Turismo Norte – Asa Norte).

 

O Encontro busca abordar as expectativas e desafios do mercado de trabalho e do movimento sindical no pós-eleição. “O ano eleitoral é uma época de renovação para discutirmos os próximos passos. Será uma oportunidade de nos unirmos enquanto classe, através da mobilização coletiva, para lutar contra um mercado de trabalho cada dia mais precário e desregulamentado. Enquanto profissionais e enquanto população, queremos debater o direito dos brasileiros e brasileiras pelos próximos anos”, explica a presidente da FNA, Eleonora Mascia.

 

 

Com o tema “O trabalho organiza as lutas. Junt( )s construímos cidades”, o encontro ainda vai propor uma agenda de lutas coletivas para 2023, que serão implementadas pela Federação e por seus sindicatos filiados. Entre elas está a implementação de políticas públicas voltadas para habitação de interesse social e para a arquitetura popular. A programação deve acontecer presencialmente entre 9h e 21h e também terá transmissão pela plataforma Zoom.

 

O primeiro dia do 46º ENSA (24/11) começa às 19h com a exposição “Arquitetura Habitacional da URSS: Concurso entre camaradas 1926”. A mostra, que já percorreu outras cidades brasileiras e países como Argentina, México e Venezuela, pretende conversar sobre a arquitetura habitacional soviética, a fim de propagar programas globais de moradia e a arquitetura moderna internacional. A partir das 19h30, e com mediação da diretora de Assuntos Profissionais do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (Arquitetos-DF), Luciana Jobim, o primeiro colóquio do 46º ENSA traz o tema “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação”. A discussão reunirá profissionais e entidades pelo direito à habitação e será aberta ao público em geral.

 

O segundo dia de encontro (25/11), que começa às 9h, será marcado pelo debate de projetos da gestão 2020/2022 da FNA. O secretário de organização e formação sindical da FNA, Danilo Matoso, afirma que a agenda será dedicada à discussão da Cartilha T.A.B.A,  do Projeto Solare (Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia) e o lançamento do portal ArqPop. “Conseguimos colocar em prática diversos projetos de valorização e orientação aos profissionais nesse último ano. A ideia é fazer uma retrospectiva e discutirmos aperfeiçoamentos de cada um deles”. O dia também será dedicado ao balanço dos Encontros Regionais de Sindicatos de Arquitetos (ERSAs) realizados ao longo do ano e ao lançamento de livros, como a biografia “Quatro décadas com Lula: o poder de andar junto”, da arquiteta e urbanista Clara Ant. O dia fecha com mais uma edição do colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação”, também a partir das 19h30min. A mediação da vez fica por conta da diretora de Políticas Públicas do Arquitetos-DF, Mariana Bontempo.

 

Ainda há na programação do terceiro dia (26/11), a partir das 9h, a mesa “O Trabalho Organiza as Lutas: Junt( )s Construímos a Cidade – A Agenda de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras em 2023”, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma agenda de lutas coletivas que reunirá entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), a Confederação dos Trabalhadores Técnicos e Universitários (Confetu), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DN), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo (AsBEA). O dia se encerra com a entrega do 17º Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2022.

 

Ainda no sábado (26/11), será conhecida a composição da gestão 2023/2025 da FNA. As inscrições de chapas e votação ocorrem das 10h às 14h. No domingo (27/11), último dia do evento, haverá a prestação de contas e a plenária de deliberações para as atividades do ano seguinte.

 

Confira a programação completa.

 

24 de novembro – Quinta-feira

19h às 21h30min

19h – Abertura do 46º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas

Abertura da Exposição Internacional – “Arquitetura Habitacional na URSS – Concurso entre camaradas 1926”

19h30min – Colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação”

 

25 de novembro – Sexta-feira

9h às 21h30min

9h – Encontro Regional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas – Região Norte

11h – Balanço dos Encontros Regionais – ERSAs 2022

12h30min – Intervalo de almoço

14h – T.A.B.A. – Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura

15h – SOLARE – Software Livre para Arquitetura, Urbanismo e Engenharia

16h – Intervalo

16h30min – Arquitetura e Urbanismo no Serviço Público

17h30min – Lançamento de Livros

19h30min – ATHIS e ArqPop – Colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e

Políticas de Habitação”

 

26 de novembro – Sábado

9h às 21h30min

9h – Mesa de Análise de Conjuntura “O Trabalho Organiza as Lutas: Junt( )s Construímos a Cidade” – A Agenda de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras em 2023

Eleições – Gestão 2023-2025 – 10h às 14h

12h30min – Intervalo de almoço

14h – Anúncio do resultado eleitoral

14h – Políticas dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas – Agenda FNA e Sindicatos 2023

16h – Políticas dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas – Políticas de Equidade, Diversidade e Combate ao Assédio

17h30min – Intervalo

18h – Cinema Urbana

19h – Premiação Arquiteto e Urbanista do Ano 2022 e entrega do Prêmio FNA 2022. Posse da Diretoria 2023-2025

20h30m – Coquetel de confraternização

 

27 de novembro – Domingo

9h às 13h

9h – Prestação de Contas – 2021 até Out/2022 Plenária e Assembleia Geral FNA

13h – Encerramento das atividades do 46º ENSA

 

_________________

 

Serviço:

Com o tema “O trabalho organiza as lutas. Junt( )s construímos cidades”, o 46º ENSA vem debater o mercado de trabalho do arquiteto e urbanista, a ampliação de políticas públicas pela moradia e o futuro do movimento sindical. 🗣️ Nesta edição, também será realizada a eleição da FNA para a gestão 2023/2025 e entregues as premiações do 17º Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2022. 🥇

 

46º ENSA

📅 24 a 27/11

📍 Brasília (DF)

🎥 Evento presencial no Salão Alvorada do Brasília Palace Hotel (SHTN Trecho 01 Conjunto 01, Setor de Hotéis e Turismo Norte – Asa Norte) com transmissão pelo Zoom e canal do YouTube da FNA (@fnafederacao)

MAIS SOBRE: FNA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ABAP

CAU e CEAU lançam abaixo-assinado por Cidades Justas e Moradias Dignas. Participe!

Acessibilidade

Campanha Mais Arquitetos 2022 mostra que Arquitetura e Urbanismo é acessível a todos

CAU/UF

FNA e CAU/RS fecham parceria para expansão do projeto Solare

ABEA

Audiência pública na Câmara deverá discutir novo regime tributário para arquitetos

Pular para o conteúdo