CATEGORIA

5° ENCONTRO CAU/DF: Conheça a programação completa!

 

Depois do sucesso das últimas quatro edições, o 5° Encontro CAU/DF traz esse ano o tema Construir Possibilidades, com a proposta de reunir profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de outras profissões para discutirem sobre as infinitas oportunidades de contribuição para o desenvolvimento e planejamento arquitetônicos e urbanos. O evento acontece no próximo dia 14 de novembro, na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), conhecida por Casa do Professor, das 14h às 22h.

 

Sob a ótica de contribuir com a valorização profissional e oferecer novas perspectivas e uma visão diferenciada da arquitetura e do urbanismo no Brasil e no Exterior, o 5° Encontro CAU/DF irá propor uma reflexão aos arquitetos e urbanistas e a toda a sociedade sobre novas ferramentas e tecnologias para o desempenho das atividades, no uso de recursos criativos e sustentáveis na construção de espaços amplamente aproveitáveis, bem como em alternativas viáveis para projetarmos cidades mais habitáveis e funcionais. Para tanto, convidou três escritórios renomados, com projetos e propostas diferenciados para as palestras – Bloco Arquitetos, Arquitetos Associados (Bruno Santa Cecília) e Studio Arthur Casas.

 

Após as apresentações ao longo da tarde do dia 14 de novembro, haverá um Painel de Debates com os palestrantes, sob a mediação do jornalista e colunista da Folha de São Paulo, Raul Juste Lores. O colunista estará fazendo ainda o lançamento com sessão de autógrafos, de seu livro “São Paulo nas Alturas” – campeão de vendas e de tiragem.

 

“Será uma excelente oportunidade para ouvir e absorver experiências profissionais com escritórios de arquitetura e urbanismo que se destacaram no Brasil e no Exterior com seus projetos arquitetônicos e urbanísticos”, justificou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, arq. urb. Alberto de Faria.

 

A expectativa para essa quinta edição do Encontro CAU/DF é reunir cerca de 500 pessoas, entre arquitetos e urbanistas, autoridades, personalidades, representantes do universo acadêmico e empresários locais e nacionais.

 

Programação 

 

Além das palestras com profissionais premiados no Brasil e no mundo por seus projetos arquitetônicos e urbanísticos de destaque, o 5° Encontro CAU/DF apresenta uma exposição de fotos do arquiteto e urbanista Haruo Mikami. Com trabalhos expostos constantemente em sites de referência, como o ArchDaily e Anual Design, Haruo Mikami se destaca por apresentar um olhar diferenciado e único da arquitetura de Brasília. Desde 1998, ele tem se especializado em fotografia de arquitetura e interiores e também em fotografias de obras de arte (instalações, esculturas e quadros) e FineArt.

 

Outra atração prevista para o 5° Encontro CAU/DF é a homenagem que a autarquia federal sempre faz a personalidades que se destacam em diferentes segmentos (ensino, cultura, política, entre outros). Neste ano, os homenageados serão o atual coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uniceub, arq. urb. José Galbinsky; o escultor e cineasta paraibano, Vladimir Carvalho – que retratou a arquitetura de Oscar Niemeyer em diversos documentários e filmes, como “Vestibular 70” – e a autora do livro “A Estratificação Residencial Urbana – O caso de Brasilia”, arquiteta e urbanista Suely Gonzales.

 

Sobre o Encontro

 

O 5° Encontro CAU/DF é um evento tradicional realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, com apoio do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU-DF) e, nesta edição, com a participação da Fundação Athos Bulcão (Fundathos). Nas edições passadas, trouxe arquitetos e urbanistas renomados no Brasil e no Exterior, como o português Eduardo Souto de Moura, os brasileiros Paulo Mendes da Rocha e Elizabeth França, o chileno Mathias Klotz e muitos outros.

 

Programado para sediar o 5/ Encontro CAU/DF este ano, a escolha da Casa do Professor, situada no campus da Universidade de Brasília (UnB), se justifica pelo local representar fielmente o conjunto arquitetônico e urbanístico da Capital Federal, sendo a intenção do CAU/DF valorizar projetos arquitetônicos, cujo caráter e importância históricos e patrimoniais são de extrema relevância.

 

Neste caso, a Casa do Professor é projeto do arquiteto e urbanista Nonato Veloso, que venceu um concurso aberto a professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e a arquitetos e urbanistas que trabalhavam no campus, em 1999.

 

Serviço

 

5° Encontro CAU/DF – Construir Possibilidades
Palestrantes: Studio Arthur Casas, Arquitetos Associados (Bruno Santa Cecília) e Bloco Arquitetos
Horário: das 14h às 22h
Local: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB (Casa do Professor), campus da Universidade de Brasília, Gleba A
Informações adicionais e Inscrições: www.encontroscaudf.org.br
Valor de inscrição: R$ 33,00 para estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo
R$ 100,00 público em geral

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo