CAU/UF

5º Fórum de Presidentes de CAU/UF promoveu discussão sobre Patrimônio Arquitetônico

Com temática sobre o “Uso e Conservação do Patrimônio Arquitetônico em Centros Históricos”, foi sediado em São Luís/MA, entre os dias 27 e 28 de Junho, o 5º Fórum de Presidentes de CAU/UF. De instância de livre adesão, o Fórum objetiva a troca de experiências e mútua colaboração entre os CAU/UF, debatendo temas de importância no que se refere a Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

 

Com realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão – CAU/MA, o 5º Fórum debateu condições de melhoria na preservação e uso de conjuntos arquitetônicos em Centros Históricos; estimulou ações de revitalização e manutenção e discutiu também políticas de incentivo à restauração de conjuntos arquitetônicos, além de ter fomentado a mão de obra qualitativa para gestão e sua preservação.

 

Com temática sobre o “Uso e Conservação do Patrimônio Arquitetônico em Centros Históricos”, foi sediado em São Luís/MA, entre os dias 27 e 28 de Junho, o 5º Fórum de Presidentes de CAU/UF. Foto: CAU/MA

 

O Fórum coincidiu com a semana do lançamento do programa NOSSO CENTRO pelo governador FLÁVIO DINO e apresentado no evento pelo Secretário de Cidades Rubens Júnior. O Programa tem investimentos de mais de R$ 143 milhões para o Centro Histórico de São Luís, promovendo os polos habitacional, tecnológico, comercial e institucional, momento também em que a Prefeitura Municipal de São Luís apresentou e destacou o Programa Municipal de Revitalização do Centro Histórico pela arquiteta e urbanista Eloína Reis.

 

Marcelo Machado Rodrigues, presidente do CAU/MA e Rubens Pereira Júnior, Secretário Estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano – SECID. Foto: CAU/MA

 

Além do anfitrião, o presidente do CAU/MA, Marcelo Machado Rodrigues, o Fórum contou, em sua mesa de abertura, com a participação do poder público, na presença do Promotor de Justiça, Fernando Barreto e da Prefeitura de São Luís, com a presença de José Aquiles Andrade, Presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Luís; da Presidente do CAU/SE, Ana Maria Farias; da professora da UFRJ, Dora Alcântara e da Coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/SP, Maria Rita Amoroso e demais Presidentes de CAU/UF no evento.

 

Dentre as palestras, tivemos enfoque sobre o Centro Histórico de São Luís, entre sua história ao seu tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade proferida pelo arquiteto e urbanista Ronald de Almeida, a palestra “Reabilitação do Centro Histórico de São Luís: Preservação e Revitalização sob enfoque da conservação integrada, proferida por José Marcelo do Espírito Santo, Presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural e Luís Eduardo Paim Longhi, Superintendente do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão.

 

Dora Alcântara, Professora da UFRJ. Foto: CAU/MA

 

Atendendo uma grande expectativa, a professora Dora Alcântara, trouxe um momento especial sobre a Arquitetura e Azulejaria em São Luís do Maranhão, em sequência, a Coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/SP, Maria Rita Amoroso trouxe grande contribuição sobre o papel do arquiteto no trabalho de Conservação do patrimônio arquitetônico e por fim, a gerente especial de planejamento e gestão do CAU/MG, Rita Gomes Lopes, apresentou o monitoramento em fiscalização preventiva em núcleos urbanos tombados em Minas Gerais.

 

Ao final da programação, houve a apresentação de uma das maiores manifestações culturais do Estado, o Bumba-meu-boi Brilho da Ilha – Sotaque de Orquestra. Foto: CAU/MA

 

 

Veja mais sobre o evento no vídeo abaixo: 

 

https://www.facebook.com/caumaoficial/videos/2464481926930183/

 

 

Fonte: CAU/MA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo