Antecipando o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17/8), Olinda-PE será palco de um significativo debate sobre preservação cultural nos dias 13 e 14 de agosto, das 8h30 às 17h30, no Teatro Fernando Santa Cruz, Mercado Eufrásio Barbosa. O seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 anos da Carta de Veneza” integra a Semana do Patrimônio de Pernambuco e reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir a relevância contínua da Carta de Veneza na preservação do patrimônio cultural.
O evento, uma parceria entre o CAU/PE, FUNDARPE, CAU/MG, CAU/RJ e CAU/BR, é promovido pela Câmara Temática de Patrimônio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR). A colaboração dessas instituições busca celebrar esse marco com profundidade, contribuindo para a formação de novas gerações.
Entre os especialistas convidados estão Eugênia Maria Azevedo Salomão, doutora em Arquitetura pela UNAM (México); Andrey Rosenthal Schlee, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP, e Isabel Rocha, especialista em História da Arte pelo PUV/RJ e Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Urbano pelo IBAM. Também participam Marina Russell Brandão Cavalcanti, Fernanda Machado, Anielle Freitas, Juliana Cunha Barreto e Natália Vieira de Araújo, todas com destacadas contribuições na área de patrimônio e urbanismo.
Um ponto alto do seminário será o lançamento do Edital Tripartite do Concurso de Ideias “Intervenções Contemporâneas em Bens Protegidos”, uma iniciativa dos CAU/UF de MG, PE e RJ, com apoio do CAU/BR. O concurso busca incentivar propostas inovadoras e sustentáveis para intervenções em patrimônios protegidos, reforçando a importância de equilibrar tradição e inovação na preservação cultural.
O CAU/BR estará representado pelas conselheiras federais Leila Marques e Graciete Guerra da Costa. Leila Marques mediará painéis sobre avaliação de impacto e tecnologia na preservação, enquanto Graciete Guerra da Costa, coordenadora da Câmara Temática de Patrimônio do CAU/BR, conduzirá o painel sobre o futuro da preservação cultural. Além disso, representantes de mais de 25 CAU/UFs já confirmaram a presença
Para ampliar o alcance do debate, o seminário será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do CAU/PE, permitindo que interessados de todo o país possam participar. Participe!
A Carta de Veneza
A Carta de Veneza, elaborada em 1964 durante o II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos de Monumentos Históricos na Itália, é um dos documentos mais importantes na área de preservação do patrimônio. Suas diretrizes, que destacam a importância dos valores históricos e artísticos dos monumentos, têm orientado a prática de conservação ao longo de seis décadas.
“A maior contribuição da Câmara Temática de Patrimônio para ampliar o impacto da Carta de Veneza, se refere à inserção de TODOS os Estados da Amazônia Legal, passando de 20 para 32 representantes num equilíbrio entre as cinco Regiões do Brasil. Abrangência e inclusão são as prioridades para atender as demandas do Patrimônio brasileiro”, destaca a conselheira e coordenadora Graciete Guerra da Costa.
O seminário resultará também na publicação de uma coletânea comemorativa, reunindo artigos e reflexões sobre a evolução das práticas de conservação desde a criação da Carta de Veneza. Essa coletânea promete ser uma referência valiosa para profissionais e entusiastas do patrimônio cultural.