CATEGORIA

Paulo Mendes da Rocha receberá Medalha de Ouro do RIBA em 2017

pmr

 

O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é o ganhador da Medalha de Ouro 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA), na Inglaterra. O prêmio, que existe desde 1848, é um reconhecimento a pessoas ou grupos que tenham contribuído significativamente para o avanço da Arquitetura no mundo. Trata-se de uma distinção reconhecida oficialmente pela rainha Elizabeth II. Este é o terceiro prêmio internacional que reconhece a importância da obra de Paulo Mendes da Rocha. Em maio, ele ganhou o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (Itália). Há poucos dias, foi agraciado com o Prêmio Imperial do Japão. Em 2006, venceu o Prêmio Priztker, o “Nobel da Arquitetura”.

 

VEJA SITE ESPECIAL DO CAU/BR SOBRE PAULO MENDES DA ROCHA

 

“A obra de Paulo Mendes da Rocha é extremamente incomum na comparação com os arquitetos mais celebrados do mundo. Tem uma reputação internacional incrível, ainda que quase todas as suas obras-primas tenham sido construídas na sua terra natal. Revolucionário e transformador, seu trabalho tipifica a Arquitetura do Brasil de 1950: crua, blocada e lindamente “brutalista” em concreto. Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva”, afirma a presidente do RIBA, Jane Duncan.

 

Em agradecimento ao prêmio, Paulo Mendes da Rocha enviou a seguinte mensagem: “Após tantos anos de trabalho, é uma grande alegria receber esse reconhecimento do RIBA pela contribuição que a minha vida de trabalho e experimentações deram ao progresso da Arquitetura e da sociedade. Gostaria de mandar meus calorosos votos para todos aqueles que compartilham da minha paixão, em particular os arquitetos britânicos, e dividir esse momento com todos os arquitetos e engenheiros que colaboraram com meus projetos”.

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, parabenizou o colega pelo prêmio. “A Royal Gold Medal é mais um reconhecimento internacional da obra de Paulo Mendes da Rocha e um orgulho para todos os arquitetos e urbanistas brasileiros, contribuindo para a promoção da cultura do país no exterior. Importante notar, como fez o RIBA, que a maior parte da obra do arquiteto está no Brasil, ainda que desperte admiração mundial. São projetos que qualificam nossas cidades, transformando o ‘brutalismo’ do concreto em soluções espaciais requintadas e fraternas, fruto de um apuro tecnológico impecável e de seu sempre presente olhar social”, disse Haroldo. “Mais um prêmio importante para a arquitetura brasileira e para o reconhecimento de seu papel na produção mundial”, disse o presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza. A presidente da AsBEA, Miriam Addor, também parabenizou o colega. “Os arquitetos não estão mais confinados em suas fronteiras. O reconhecimento internacional da arquitetura de Paulo Mendes da Rocha é um  exemplo da dimensão que o trabalho de uma arquitetura autoral, atemporal e de excelente qualidade pode atingir”.

 

A Medalha de Ouro de Paulo Mendes da Rocha será entregue no começo do ano que vem. Em 2016, a vencedora foi a arquiteta Zaha Hadid, falecida em março. Outros arquitetos que já receberam a Medalha de Ouro do RIBA fora, Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983), Frank Lloyd Wright (1941) e Oscar Niemeyer (1998).

 

Saiba mais:

Anúncio oficial do RIBA
Biografia do arquiteto e urbanista no site do RIBA

Entrevista à Revista Brasileiros

Entrevista à Revista Móbile, do CAU/SP

 

Publicado em 29/09/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Parabéns ao grande arquiteto brasileiro, cuja obra é um marco na história que se escreve sobre a arquitetura.


  2. Parabéns ao Amigo e Genial Paulo Mendes da Rocha !
    .
    Cada Prêmio que ele recebe, sempre será mais merecido do que o anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

Seminário de Urbanismo debate Planos Diretores para novos tempos

CATEGORIA

Políticas urbanas e ambientais nas cidades brasileiras em pauta na Trienal

CATEGORIA

Seminário da AsBEA debate recuperação de imóveis subutilizados

Pular para o conteúdo