Premiação

6ª edição do Prêmio CAU/RS abre prazo para indicações

Imagem: CAU/RS

Está chegando a hora de reconhecer as iniciativas do ano em prol da arquitetura e urbanismo! O 6º Prêmio CAU/RS visa identificar e valorizar realizações que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no estado em 2024.

Este ano, a premiação promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) tem como patronesse a arquiteta e urbanista Vera Fabrício Carvalho. Outra novidade é a criação de uma categoria especial, em caráter excepcional, para reconhecer as ações e iniciativas dos profissionais arquitetos e urbanistas durante as enchentes que atingiram diversas cidades gaúchas em maio deste ano.

A entrega dos troféus acontecerá na solenidade em comemoração pelo Dia do Arquiteto e Urbanista, em 13 de dezembro.

Como funciona?

A primeira etapa é a indicação das iniciativas, que podem ser representadas por pessoas físicas e jurídicas, incluindo outras áreas de atuação, realizadas entre 30 de setembro de 2023 e 30 de setembro de 2024, em todo o Rio Grande do Sul.

A submissão de indicações encerra em 25 de novembro. Após esse prazo, ocorrerá a seleção dos projetos pela Comissão Julgadora. As iniciativas selecionadas serão submetidas a votação popular entre os dias 3 e 12 de dezembro, até às 23h59.

Podem indicar: conselheiros e ex-conselheiros do CAU/RS (titulares e suplentes); presidentes das entidades que compõem o CEAU-CAU/RS; representantes do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul; professores integrantes do Colegiado de Coordenadores de Curso; representantes institucionais do CAU/RS; e representantes das Comissões Permanentes e Especiais.

Categorias

O Prêmio CAU/RS tem quatro categorias distintas, sendo previstas premiações para Pessoa Física e Pessoa Jurídica em cada uma delas. Também será escolhido uma pessoa física ou jurídica registrada no CAU sob a categoria especial deste ano, totalizando nove troféus. São as principais:

Poder público: Busca premiar ações, projetos ou iniciativas, bem como medidas que impactem de forma efetiva na valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, por instituições e membros da esfera estadual, municipal ou federal, dos poderes Legislativo, Executivo ou Judiciário.

Iniciativa privada: Objetiva reconhecer práticas construtivas inovadoras, adoção e/ou execução de ações relevantes para a Arquitetura e Urbanismo, com sustentabilidade e inovação, realizados por empresas e lideranças empresariais.

Movimentos sociais: Pretende destacar iniciativas e ações que contribuam para a valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, realizadas por lideranças e organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos.

Imprensa: Visa identificar e premiar iniciativas de mídia, divulgação, promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo, através dos serviços prestados por profissionais e veículos de mídia.

Há, ainda, a categoria especial Emergências Climáticas, criada este ano para reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, exclusivamente registradas no Conselho, cuja atuação profissional tenha contribuído com a recuperação dos danos causados pelas enchentes de maio deste ano.

Acesse o formulário de indicação das categorias principais.

Acesse o formulário de indicação da categoria especial.

(Com informações do CAU/RS)

MAIS SOBRE: Premiação PRÊMIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/MG divulga finalistas da terceira Premiação de Boas Práticas Urbanas

Prêmio Ibramem de Arquitetura e Design em Madeira 2025​ tem inscrições abertas

CAU/AP divulga trabalhos homologados para o Prêmio TCC 2024

Pular para o conteúdo