Do dia 07 ao dia 09 de outubro, acontece em Salvador o 6º Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (SeNAU), com o tema “Projeto, Pesquisa e Extensão na Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Rumo à UIA2020Rio”. A atividade faz parte do ciclo de eventos preparatórios para a UIA2020Rio e 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o maior e mais importante fórum internacional de arquitetura, que acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2020.
O seminário, que será gratuito e aberto ao público, acontecerá na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), em comemoração aos 60 anos da instituição e aos 25 anos do Docomomo-Brasil, rede de pesquisa sobre Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da UFBA.
A proposta é a discussão da atividade de Projeto e suas relações com Pesquisa e Extensão, visto como instrumento de fortalecimento da área e do campo de atuação, diante do atual contexto de impasses e do quadro de complexidade das demandas sociais. Para isso, diversos professores e pesquisadores da instituição se dividirão em painéis temáticos ao longo dos três dias de seminário para debater dois eixos temáticos principais: a pesquisa e a extensão em projeto na Arquitetura e Urbanismo, abordando os aspectos sociais que influenciam nas práticas e a aplicação dessa discussão na UIA2020Rio.
O SeNAU é uma realização da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) e da UFBA, com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do CAU/BR.
UIA2020Rio
Com o tema “Todos os Mundos, Um só Mundo”, a UIA2020RIO busca a mais ampla participação de arquitetos, estudantes de arquitetura, entidades profissionais, academia e sociedade, para a formulação de compromissos e metas para os próximos anos, segundo o ideário implícito em seu tema principal e eixos temáticos.
Os eventos preparatórios, como seminários, palestras, fóruns, exposições, de livre desenho, terão como foco um (ou mais) dos eixos temáticos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Pretende-se que o objetivo de cada um dos eventos seja o levantamento de questões significativas para a sua região e atuação com a formulação de propostas a serem submetidas ao Congresso. As conclusões dos eventos serão sistematizadas por relatores e levadas ao “Ciclo de Debates Formuladores”. Serão quatro ciclos, sendo que cada um deles acontecerá em um mês e debaterá temáticas diferentes.
Por meio do SeNAU, a organização do seminário busca levar propostas de compromissos e metas da ANPARQ para os próximos anos do congresso. As contribuições do seminário serão apresentadas no Ciclo Fragilidades e Desigualdades, em maio de 2020.