Clipping

6º SeNAU debate pesquisa e extensão no âmbito da Arquitetura e Urbanismo

Do dia 07 ao dia 09 de outubro, acontece em Salvador o 6º Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (SeNAU), com o tema “Projeto, Pesquisa e Extensão na Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Rumo à UIA2020Rio”. A atividade faz parte do ciclo de eventos preparatórios para a UIA2020Rio e 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o maior e mais importante fórum internacional de arquitetura, que acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2020.

 

 

O seminário, que será gratuito e aberto ao público, acontecerá na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), em comemoração aos 60 anos da instituição e aos 25 anos do Docomomo-Brasil, rede de pesquisa sobre Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da UFBA.

 

A proposta é a discussão da atividade de Projeto e suas relações com Pesquisa e Extensão, visto como instrumento de fortalecimento da área e do campo de atuação, diante do atual contexto de impasses e do quadro de complexidade das demandas sociais. Para isso, diversos professores e pesquisadores da instituição se dividirão em painéis temáticos ao longo dos três dias de seminário para debater dois eixos temáticos principais: a pesquisa e a extensão em projeto na Arquitetura e Urbanismo, abordando os aspectos sociais que influenciam nas práticas e a aplicação dessa discussão na UIA2020Rio.

 

O SeNAU é uma realização da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) e da UFBA, com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do CAU/BR.

 

UIA2020Rio

 

Com o tema “Todos os Mundos, Um só Mundo”, a UIA2020RIO busca a mais ampla participação de arquitetos, estudantes de arquitetura, entidades profissionais, academia e sociedade, para a formulação de compromissos e metas para os próximos anos, segundo o ideário implícito em seu tema principal e eixos temáticos.

 

Os eventos preparatórios, como seminários, palestras, fóruns, exposições, de livre desenho, terão como foco um (ou mais) dos eixos temáticos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Pretende-se que o objetivo de cada um dos eventos seja o levantamento de questões significativas para a sua região e atuação com a formulação de propostas a serem submetidas ao Congresso. As conclusões dos eventos serão sistematizadas por relatores e levadas ao “Ciclo de Debates Formuladores”. Serão quatro ciclos, sendo que cada um deles acontecerá em um mês e debaterá temáticas diferentes.

 

Por meio do SeNAU, a organização do seminário busca levar propostas de compromissos e metas da ANPARQ para os próximos anos do congresso. As contribuições do seminário serão apresentadas no Ciclo Fragilidades e Desigualdades, em maio de 2020.

 

MAIS SOBRE: SeNAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Com avanços, Câmara aprova projeto do Governo que retoma o programa Minha Casa Minha Vida 

Clipping

CAU Brasil lança e-book Projeto Amazônia 2040 no Dia Mundial do Meio Ambiente   

Clipping

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Clipping

ELEIÇÕES DO CAU: ainda dá tempo para profissionais atualizarem seus dados no SICCAU 

Skip to content