CATEGORIA

8° Docomomo Norte e Nordeste

 

Nos dias 20 a 23 de maio de 2020 ocorrerá o 8° Seminário DOCOMOMO Brasil – Norte/Nordeste em Palmas. O evento é organizado pelo Núcleo AMA – NAMA, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA e Universidade Federal de Uberlândia – UFU. O programa do seminário incluiu conferências, debates, mesas redondas, lançamento de publicações e os MOMO-Tours com visitas às obras icônicas da arquitetura moderna no Tocantins. O tema deste ano é Transferências Culturais, Historiografia, Intervenções e Cidade Moderna.

 

8° Seminário DOCOMOMO Brasil

 

O 8 Seminário DOCOMOMO Brasil – Norte/Nordeste 2020 na linha do seminário anterior em Manaus, considera o patrimônio moderno como uma parcela significativa da cultura nacional. A produção nestas localidades são objeto de investigações científicas nas distintas geografias e biomas e pela modernidade das soluções empregadas. Ainda que um recorte regional seja estabelecido, a sua abrangência territorial é ampla e permite constatar diferenças e similaridades nos conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos em uma área correspondente a cerca de 64% do território nacional. O Seminário considera trabalhos da Região Norte, Nordeste e da amazônia moderna, compreendida pelos estados brasileiros do Centro-Oeste que faziam parte da Amazônia Legal em 1953 (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

 

Os eixos de investigação propostos possibilitam variadas abordagens e estimulam o debate dos interessados na preservação do patrimônio da arquitetura moderna, estimulado pelas pesquisas acadêmicas e também na prática profissional. Durante o Seminário, haverá também o III DOCOJOVEM que objetiva introduzir os alunos de graduação nas discussões com Trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso ou pesquisas que abordem a temática.

 

O(s) autor(es) deverão efetuar a inscrição do resumo até o dia 15/03/2020.

 

Mais informações em: https://8docomomonnepalmas.weebly.com/

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo