A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) manifestou apoio ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) na decisão de não conceder registro profissional a egressos de cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD). Em nota, a entidade retoma documento publicado em 2017, em que se posicionava contrária ao ensino de Arquitetura e Urbanismo a distância.
Confira abaixo a nota completa da ABEA:
Em 2017 a ABEA publicou documento em que se posicionava contrária ao ensino de Arquitetura e Urbanismo integralmente em modalidade à distância. Na 88ª plenária ordinária do CAU/BR, realizada em 29 de março de 2019, seus conselheiros tomaram uma importante e corajosa decisão ao também se posicionarem contra o ensino integralmente na modalidade EAD em Arquitetura e Urbanismo. Assim, egressos de cursos 100% online não receberão registro profissional e não poderão atuar no país.
Em sua manifestação de dois anos atrás, a ABEA ressaltava que “Arquitetura e Urbanismo é um ofício que, da mesma forma que a Medicina e o Direito entre outras importantes profissões, tem seu exercício regulamentado por relacionar-se com a preservação da vida e bem-estar das pessoas, da segurança e integridade do seu patrimônio, e da preservação do meio ambiente. Por isso mesmo exige, em sua formação, acompanhamento não somente presencial, mas de forma muito próxima em atelieres, laboratórios, canteiros experimentais e outros espaços vivenciais, em uma relação professor-aluno bastante reduzida, o que definitivamente não pode ser alcançado em cursos oferecidos totalmente a distância. Vale ressaltar que a ABEA reconhece como importante o emprego das tecnologias de comunicação e informação na formação dos futuros arquitetos e urbanistas, porém avalia que em áreas de formação prática e que trazem risco as pessoas, ao patrimônio público e privado e ao meio ambiente a formação a distância não é apropriada e aceitável”.
A diretoria da ABEA parabeniza e se solidariza com os conselheiros do CAU/BR por tão notável decisão. Vamos juntos, através da educação de qualidade, construir um Brasil melhor.
Veja também:
CAU/BR decide recusar registro profissional a alunos formados em cursos EaD