ACERVOS

Abertas inscrições para Ciclo de Debates sobre Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira

Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) em São Paulo. Obra de Paulo Mendes da Rocha.

 

Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) com o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal, que será realizado no dia 25 de maio, às 9h, na sede da Embaixada de Portugal (Avenida das Nações – Lote 2), em Brasília.

 

O Ciclo de Debates é a última sessão temática e encerra o Ciclo de Debates da Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”. Este encontro terá duas mesas e um debate. A primeira mesa pretende trazer detalhes sobre boas práticas em acervos de profissionais de arquitetura e urbanismo por meio de exemplos práticos e a segunda tratará de técnicas para a salvaguarda, manutenção, financiamento, pesquisa e divulgação, bem como e as competências de cada órgão ou entidade no processo de acolhimento destes acervos. 

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI.

 

 

Veja abaixo a programação completa do Ciclo de Debates “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”

 

PROGRAMAÇÃO

 

9h – 11h30: Mesa 1 – Desafios dos tratamento de acervos

– Casa da Arquitectura – Acervo Souto de Moura e outros – Nuno Sampaio

– Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul

– Acervo IABsp – Raquel Furtado Schenkman

– Mediação: IAB – Luiz Sarmento

 

13h – 14h30: Mesa 2 – Estratégias para conservação – financiamento e salvaguarda

– ICOMOS – DOC – Alcília Melo​

– IPHAN – Leandro Grass​

– CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos)​

– Mediação: CAU/BR – Márcio Carvalho

 

14h30 – 16h: Debate – Ações para conservação e salvaguarda de acervos

Ratificação da carta de Patrimônio e Proposta de Edital de Patrimônio

 

 

16h – 17h: Mesa de encerramento

– Embaixada de Portugal em Brasília e Camões – Centro Cultural Português em Brasília – Alexandra Pinho

– Ministério da Cultura

– Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações;

– CAU/BR – Nádia Somekh

– Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro – Luiz Sarmento

– CEAU-CAU/BR – – Luiz Sarmento

 

17h – 17h30: Café de confraternização

 

17h30 – 19h: – Lançamento Livro Guia de Urbanismo Social (com Carlos Leite e Carmen Silva). Disponível em formato digital. Saiba mais.

 

CONHEÇA OS PALESTRANTES

 

Souto de Moura

 

 

Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2011 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018. Foto: Jn.pt

 

A exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” é um recorte da mostra realizada em 2019, na Casa Arquitectura, em Matosinhos, Porto (Portugal) dedicada ao arquiteto. A mostra resultou da abertura ao público do vasto acervo do arquiteto depositado na Casa da Arquitectura e propõe  uma viagem cronológica de maneira a tornar claras as familiaridades entre projetos e as diferentes épocas. Paralela a exposição são realizados os Ciclos de Debates que nesta ediação terá uma programação dedicada ao tema de patrimônio e acervo de Eduardo Souto de Moura. Ele é um dos mais importantes arquitetos portugueses da atualidade, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2011 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018.

 

Acervos de Souto de Moura na Casa Arquitectura. Foto: Ivo Tavares

 

A primeira edição do Ciclo de Debates aconteceu logo após a abertura da exposição, no dia 22 de março, e explorou o tema “Memória“. A segunda sessão teve como tema “Projectos” e foi realizada no dia 05 de abril. O terceiro Ciclo de Debates aconteceu no dia 19 de abril e teve como tema “Obras”. Os três eventos aconteceram no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

 

Leia mais: Rio recebe exposição sobre obra de Souto de Moura, um dos expoentes da arquitetura portuguesa atual

 

 

Casa das Histórias Paula Rego de Souto de Moura em Cascais Portugal. Foto: Fernando Guerra.

 

 

Paulo Mendes na Casa da Arquitectura

 

Paulo Mendes da Rocha

 

No próximo dia 26 de maio serão inauguradas duas exposições dedicadas ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, na Casa Arquitectura.

 

A imensa obra do arquiteto, com sete décadas de atividade, é o tema da Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. A mostra acontece na nave expositiva e conta com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura.

 

Intitulada “Paulo: para além do desenho”, a exposição que acontecerá na Galeria da Casa, vai oferecer aos visitantes a oportunidade de uma experiência mais íntima com o arquiteto brasileiro, permitindo ao público ouvir a sua visão do mundo e as suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que no fundo explicam a sua obra. A exposição tem curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira e projeto expositivo de Ricardo Bak.

 

Paralelamente a estas duas exposições será realizado um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, diretor-executivo e comissário-geral da na Casa Arquitectura, Catherine Otondo, presidente do CAU/SP e Vanessa Grossman, arquiteta e historiadora. Este programa paralelo de grande abrangência vai contar com debates, conferências e visitas de obra de Paulo Mendes da Rocha.

 

Casa no Butantã de Paulo Mendes da Rocha. Foto: Nelson Kon.

 

Paulo Mendes da Rocha foi o vencedor do Prêmio Pritzker 2006, o primeiro associado honorário da Casa da Arquitectura, em setembro de 2018, e o mais recente galardoado com a medalha de ouro do Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA). Faleceu em 23 de maio de 2021.

 

Em 2018, O Itaú Cultural dedicou o Projeto Ocupação ao arquiteto, a exposição física somada à imersão on-line ainda está disponível. CLIQUE AQUI.

 

Veja abaixo vídeo sobre a exposição.

 

 

*Matéria atualizada em 24 de maio

MAIS SOBRE: ACERVOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

ACERVOS

Escritórios de arquitetura estarão presentes em programa de cultura

ACERVOS

Guia de Urbanismo Social é divulgado durante Ciclo de Debates

ACERVOS

Ratificação da Carta de Patrimônio é tema de debate em Brasília

Pular para o conteúdo