CONCURSO DE PROJETO

Abertas inscrições para o Concurso Nacional de Arquitetura do Memorial Erbo Stenzel

 

 

Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para o Concurso Nacional Memorial Erbo Stenzel, iniciativa promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

 

Podem participar equipes de profissionais, compostas minimamente por um arquiteto e urbanista, devidamente inscritos em seus respectivos conselhos profissionais e regularmente habilitados ao exercício da profissão. Os candidatos devem comprovar residência no território nacional e estarem em pleno gozo dos direitos civis, sendo representados por pessoa jurídica.

 

O primeiro lugar receberá um prêmio de R$ 7,5 mil e a implantação da proposta. Classificados em segundo e terceiro lugares receberão premiação de R$ 5 mil e os demais destaques serão agraciados com menções honrosas.

 

As inscrições e demais informações sobre o Concurso estão disponíveis no site: https://concursomemorialerbostenzel.com.

 

Erbo Stenzel

 

Nascido em Paranaguá, em dezembro de 1911, Erbo Stenzel logo veio com a família para Curitiba e começou seus estudos na Escola Alemã. Ele deixou importantes marcos referenciais da paisagem urbana de Curitiba, como as estátuas monumentais do Homem Paranaense e a Deusa da Justiça, popularmente conhecidos como o Homem Nu e da Mulher Nua, na Praça 19 de Dezembro. Também são de sua autoria as esculturas “Água pro Morro”, a popular Maria Lata d’Água, nos fundos do Paço Municipal; da Mulher Reclinada; o torso do Trabalhador e os bustos de Poty Lazzarotto; da professora Júlia Wanderley e do mestre João Turin.

 

Unidade de interesse de preservação de Curitiba, a Casa Erbo Stenzel foi destruída por um incêndio em junho de 2017. (Foto: Lucilia Guimarães/FCC)

 

O concurso de arquitetura é resultado de um acordo entre o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado Paraná (SINDARQ/PR) e a Prefeitura de Curitiba, que deu fim à disputa judicial sobre a demolição da Casa Erbo Stenzel, então localizada no Parque São Lourenço. O acordo prevê a realização do concurso público de projeto para a construção de um memorial em homenagem ao escultor paranaense. O novo espaço está previsto para ser implantado no Parque Municipal Vista Alegre.

 

Residência do artista paranaense Erbo Stenzel, a casa foi construída em 1928 com estrutura de madeira e vedação de tábuas com mata-juntas, técnica da arquitetura residencial comum em Curitiba no começo do século 20. Em 1998, a casa foi doada à Prefeitura de Curitiba e transferida ao Parque São Lourenço para ser um museu. Em 2009, o espaço foi desativado e a casa foi fechada para a visitação pública. Em 2017, a histórica residência pegou fogo e, depois do acidente, acabou demolida pela Prefeitura de Curitiba. O artista faleceu em 1980.

 

(Com informações do CAU/PR)

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSO DE PROJETO

Fundepar lança concurso de Arquitetura para construção de planetário no Parque da Ciência

CONCURSO DE PROJETO

Arquiteto brasileiro, Caio Simonetti, vence concurso internacional de arquitetura minimalista

CONCURSO DE PROJETO

Fiocruz vai lançar Concurso Nacional para Projeto do Memorial sobre a Covid-19 em parceria com o IAB-RJ

CONCURSO DE PROJETO

III Fórum Internacional: Projetos vencedores de Concursos de Arquitetura mostram desafios da sustentabilidade

Pular para o conteúdo