POLÍTICA URBANA E AMBIENTAL

Abrecon lança campanha para conscientização sobre gestão dos resíduos da construção

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) lançou a campanha “Você é responsável pelo entulho que gera”, com o objetivo de gerar maior atenção à gestão dos resíduos da construção (RCD) e à adoção de matérias primas sustentáveis e ecológicas no setor.

 

A campanha busca o combate ao descarte irregular de entulho, trabalhando com a conscientização e a difusão de informações sobre a gestão correta de resíduos de obra.

 

 

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o gerador é responsável pelo resíduo que gera, assim, em caso de descarte irregular, o gerador estará sujeito às penalidades da lei, em nível local, estadual e federal.  Para colaborar com a causa, deve-se contratar apenas caçambeiro cadastrado e comprometido com a preservação ambiental.  Ao contratar a caçamba, deve-se exigir sempre os documentos de cadastro do caçambeiro, como Controle de Transporte de Resíduos (CTR) ou o Manifesto de Transporte de resíduos (MTR).

 

Alguns dos prejuízos decorrentes do descarte irregular são: Aumento dos pontos viciados e consequente desvalorização de ruas e bairros; Aumento dos custos com saúde pública; Aumento dos custos com a remoção do material descartado clandestinamente;  Aumento dos casos de dengue, em virtude de água parada; Impermeabilização do solo; Contaminação do solo e do lençol freático; Atração de ratos, baratas, carrapatos e escorpiões.

 

São diversos os fatores que contribuem para esse descarte irregular, como a ausência de políticas e omissão do poder público na questão. Além disso, há dificuldade de o profissional da área em entender que a sua responsabilidade resulta num cenário caótico, com transporte inadequado dos resíduos e desvalorização dos serviços ambientais.

 

Entre as consequências dessa falta de combate ao descarte errado do entulho, estão o número recorde de casos de Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, em algumas cidades.

 

Para facilitar o descarte responsável, a Abrecon desenvolveu uma ferramenta chamada Mapa Abrecon. O  mapa é um sistema de geolocalização de empreendimentos que recebem e reciclam resíduos da construção civil e demolição. Com mais de 300 empreendimentos cadastrados, na plataforma, é possível descartar entulho ou comprar agregado reciclado.

 

Mapa de compra e descarte da Abrecon

 

Uma das principais estratégias da Abrecon é a promoção do Curso de Gestão Integrada “Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho”.  O curso apresenta os conceitos mais atuais sobre o segmento da gestão do RCD com professores atuantes na área e com mais de 10 anos de experiência em planos de resíduos sólidos.

 

O que é entulho?

 

De acordo com a Abrecon, o entulho de construção é composto por restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.

 

O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados reciclados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a britagem e classificação em equipamentos apropriados.

Uma resposta

  1. Em virtude das próximas eleições municipais no Brasil em 2020, os atuais prefeitos, vereadores e os futuros candidatos aos respectivos cargos , deverão ser questionados quanto às soluções para o combate ao mosquito da dengue e o fornecimento de saneamento básico em seus municípios . Nesse contexto, destaca-se a implantação de USINAS DE RECICLAGEM DE ENTULHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL nas cidades onde houver a possibilidade da Administração Municipal estabelecer parcerias com o setor privado para a implementação do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Realidades amazônicas no palco do Seminário Amazônia 2040, em Manaus

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Seminário “Projeto Amazônia 2040” apresenta boas práticas​ aplicadas no território

CPUA

Encontro em Manaus aponta Políticas Urbanas e Ambientais a partir do território amazônico

CATEGORIA

Conheça os palestrantes e debatedores das mesas do Seminário Projeto Amazônia 2040

Skip to content