A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) lançou a campanha “Você é responsável pelo entulho que gera”, com o objetivo de gerar maior atenção à gestão dos resíduos da construção (RCD) e à adoção de matérias primas sustentáveis e ecológicas no setor.
A campanha busca o combate ao descarte irregular de entulho, trabalhando com a conscientização e a difusão de informações sobre a gestão correta de resíduos de obra.
De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o gerador é responsável pelo resíduo que gera, assim, em caso de descarte irregular, o gerador estará sujeito às penalidades da lei, em nível local, estadual e federal. Para colaborar com a causa, deve-se contratar apenas caçambeiro cadastrado e comprometido com a preservação ambiental. Ao contratar a caçamba, deve-se exigir sempre os documentos de cadastro do caçambeiro, como Controle de Transporte de Resíduos (CTR) ou o Manifesto de Transporte de resíduos (MTR).
Alguns dos prejuízos decorrentes do descarte irregular são: Aumento dos pontos viciados e consequente desvalorização de ruas e bairros; Aumento dos custos com saúde pública; Aumento dos custos com a remoção do material descartado clandestinamente; Aumento dos casos de dengue, em virtude de água parada; Impermeabilização do solo; Contaminação do solo e do lençol freático; Atração de ratos, baratas, carrapatos e escorpiões.
São diversos os fatores que contribuem para esse descarte irregular, como a ausência de políticas e omissão do poder público na questão. Além disso, há dificuldade de o profissional da área em entender que a sua responsabilidade resulta num cenário caótico, com transporte inadequado dos resíduos e desvalorização dos serviços ambientais.
Entre as consequências dessa falta de combate ao descarte errado do entulho, estão o número recorde de casos de Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, em algumas cidades.
Para facilitar o descarte responsável, a Abrecon desenvolveu uma ferramenta chamada Mapa Abrecon. O mapa é um sistema de geolocalização de empreendimentos que recebem e reciclam resíduos da construção civil e demolição. Com mais de 300 empreendimentos cadastrados, na plataforma, é possível descartar entulho ou comprar agregado reciclado.
Uma das principais estratégias da Abrecon é a promoção do Curso de Gestão Integrada “Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho”. O curso apresenta os conceitos mais atuais sobre o segmento da gestão do RCD com professores atuantes na área e com mais de 10 anos de experiência em planos de resíduos sólidos.
O que é entulho?
De acordo com a Abrecon, o entulho de construção é composto por restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.
O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados reciclados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a britagem e classificação em equipamentos apropriados.