Os acervos dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Lucio Costa, que causaram alvoroço ao deixar o Brasil nos últimos dois anos, estarão disponíveis online a partir de sexta-feira, dia 13 de maio. A iniciativa é da Casa da Arquitectura, museu português, que recebeu milhares de documentos, fotografias, desenhos, maquetes, filmes e rascunhos desses nomes fundamentais da arquitetura brasileira.
O lançamento inaugura o que chama de Edifício Digital, com parte da coleção já escaneada e o restante em andamento. Estruturada em andares, como um prédio de verdade, na comparação de Nuno Sampaio, diretor de museu, a construção virtual terá ainda registros de todas as mostras e debates da Casa da Arquitectura e os acervos de outros arquitetos brasileiros, portugueses e estrangeiros à disposição de pesquisadores e do público em geral.
Do Brasil, Sampaio calcula que há mais de 50 mil itens no acervo. Além de Mendes da Rocha, com 8 mil peças catalogadas, e Lucio Costa, com 11 mil, há registros e documentos de nomes de peso da história da arquitetura do país, entre eles Jorge Wilheim, Ruy Ohtake, Gregori Warchavchik, Franz Heep, Oswaldo Bratke, entre outros.

Também integram o acervo obras de firmas contemporâneas de arquitetura, como o escritório franco-brasileiro Triptyque e os paulistanos MMBB, Metro, entre outros.

(Fonte: Folha de São Paulo)