Assistência Técnica

Acesse a gravação da primeira live da Campanha “Mais Arquitetos”

No dia 10 de junho, o CAU Brasil promoveu  uma “live” reunindo a conselheira federal Camila Leal, representante da Paraíba; a influenciadora digital Amanda Dias (@granapretaoficial), de Salvador;  e a arquiteta e urbanista Riva Feitoza, de Sergipe.   A live, primeira de uma série de quatro edições, é uma nova etapa da campanha “Mais Arquitetos” que o CAU Brasil iniciou em abril. A campanha é um esforço da autarquia em defesa da moradia digna para todos, e mais especificamente pela implementação efetiva da Lei da ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) pelos Municípios brasileiros. Nessa primeira etapa, influenciadores digitais movimentaram suas redes sociais com postagens sobre o tema da campanha, enfatizando a relação entre habitação e saúde pública.

 

Acesse a gravação da “live”: 

 


 

 

Conheça as participantes:

Jornalista, empreendedora social e palestrante Amanda Dias é a idealizadora do perfil @granapretaoficial, no qual orienta e informa sobre o que chama de finanças reais. A influenciadora disponibiliza para seus seguidores uma gama de conteúdos sobre organização e planejamento financeiro. Seu lema é: “Educação financeira para emancipar”.

 

A arquiteta e urbanista sergipana Rivanilde Cardoso Araújo Feitoza atua há 14 anos na área do design e arquitetura social. É formada em Técnico de Edificações e  Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) e em Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes. Também é especialista em Perícia em Laudos de Engenharia. Riva, como é conhecida, já atuava com ATHIS mesmo antes de saber que existia um nome para a arquitetura que procurava melhorar a vida das pessoas como ela própria, moradora da periferia. “Éramos onze pessoas numa casa de 18m², sem banheiro”, conta. “A periferia é um lugar que precisa de nós, profissionais da arquitetura. Temos que entrar nesses lugares com o olhar das potencialidades, e não só das problemáticas”, afirma.

 

Camila Leal é arquiteta urbanista graduada pela UFPB, mestre em Desenvolvimento Urbano pelo MDU/UFPE com experiência profissional em docência e em planejamento urbano: plano diretor, regularização fundiária, planos de habitação. Atualmente é aluna da 1ª turma de Residência  de Assistência Técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia da UFPB e é Conselheira Federal pelo CAU-PB.

 

Saiba mais sobre a campanha

 

A Campanha Mais Arquitetos entende a defesa da implementação da  Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social como prioridade absoluta em tempos de pandemia.​ Para promover esta cultura, procura abranger tanto arquitetos e urbanistas quanto gestores públicos e moradores de comunidades que necessitam de melhorias em suas habitações.​ Saiba mais no hotsite https://caubr.gov.br/moradiadigna/

 

 

2 respostas

  1. Sinceramente eu não sei em que país vive o pessoal do CAU. No Brasil não é, ao invés de perder tempo com live que leva a lugar nenhum que vá discutir assuntos sérios de interesse do Arquiteto que vive este sim em situação de miséria.

    1. Madson, a campanha “Mais Arquitetos”, que o CAU Brasil lançou em 26 de abril, tem como foco será a Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social-ATHIS (No. 11.888/2008). A lei garante às famílias com renda até três salários-mínimos o direito de assistência técnica e gratuita para projetos, reformas e construção de habitações. A assistência técnica é prestada por arquiteto e urbanista remunerado por programas públicos específicos para essa finalidade. Saiba mais em https://caubr.gov.br/campanha-mais-arquitetos-cau-brasil-promove-direito-de-todos-a-moradia-digna/

      Esses conceitos serão promovidos por meio de conversas com influenciadores digitais, anúncios em redes sociais e emissoras de rádio, mais “lives” com arquitetos e urbanistas, profissionais de outras áreas de conhecimento (em especial saúde) e responsáveis por iniciativas ATHIS em andamento ou já realizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Nota Oficial: SICCAU

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

CAU/BR

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

NADIA SOMEKH

Presidente do CAU Brasil participa da 36ª Plenária Ordinária do CAU/SP

Pular para o conteúdo