Relações Internacionais

Acordo Brasil/Alemanha promove regulamentação, mobilidade profissional e sustentabilidade na arquitetura

 

Uma solenidade na sede da embaixada da Alemanha em Brasília nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, selou o acordo entre o CAU Brasil e a Câmara Federal de Arquitetos da Alemanha (Bundesarkitektkammer-BAK) para promoção da pesquisa, regulamentação e mobilidade profissional. O Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado pela presidente Nadia Somekh na presença da embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, em sessão híbrida que contou com a participação simultânea do Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e do representante da BAK, Tilmann Prinz diretamente da capital Berlim. O acordo institucional avançou ainda no compromisso de ambas as instituições representantes dos arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento de soluções conjuntas capazes de fazer frente à emergência climática.

 

O termo incentiva o intercâmbio de informações e respostas ao desenvolvimento profissional e à pesquisa visando especialmente a sustentabilidade no campo da arquitetura e urbanismo. O texto do acordo prevê a transferência de conhecimentos e compartilhamento de práticas “nos domínios da ecologização urbana, da economia circular e da construção, bem como da eficiência hídrica no setor da construção”.

 

A presidente Nadia Somekh lembrou que o Brasil é o país latino com a maior população germânica e que o processo de imigração criou profundos laços entre os dois países. Segundo Nadia, Brasil e Alemanha compartilham o interesse em agir diante da crise climática e pela promoção da transição energética, como ficou evidente durante a COP 2023, em Dubai. “No contexto da globalização, os arquitetos desempenham um papel crucial para a resiliência, sustentabilidade e beleza das cidades. Com esta integração, esperamos ter uma abordagem mais eficaz para que tenhamos cidades mais sustentáveis”, afirmou. Também representaram o CAU Brasil os conselheiros federais Jeferson Navolar(PR) e José Gerardo Fonseca (PI), integrantes da Comissão de Relações Institucionais (CRI).

 

 

O Embaixador Roberto Jaguaribe destacou a histórica parceria econômica e comercial entre Brasil e Alemanha e classificou como “muito auspiciosa” a colaboração técnica no campo da arquitetura para enfrentar os atuais desafios climáticos. Segundo Jaguaribe, o acordo entre as duas instituições é muito importante para a promover a funcionalidade e a beleza das cidades.

 

Anfitriã da cerimônia, a embaixadora alemã Bettina Cadenbach saudou a cooperação entre os países e salientou as referências marcantes da arquitetura brasileira de Oscar Niemeyer e do paisagismo de Burle Marx na capital onde chefia a embaixada alemã.”É um privilégio recebê-los nesta cidade que tem uma arquitetura única e abrigar este diálogo que pretende expandir a nossa cooperação”, disse.

 

Tillman Prinz, secretário geral do BAK; Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil na Alemanha e Bruna Bais, do CAU Brasil

 

Em março, as duas instituições já haviam assinado memorando de entendimento para alcançar objetivos políticos comuns e a promoção profissional da cultura arquitetônica em ambos os países. Durante o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2023CPH), oportunidade em que o CAU chamou a atenção da comunidade arquitetônica internacional para a urgência de medidas que levem em conta a emergência climática e a urgência de medidas pela preservação do território amazônico, CAU Brasil e BAK decidiram expandir o escopo do acordo para buscar a excelência na arquitetura e o desenvolvimento sustentável global.

 

 

Como resultado do trabalho da Comissão de Relações Institucionais (CRI), o CAU Brasil também assinou recentemente acordos com a Ordem dos Arquitectos de Portugal, o Conselho Superior dos Colégios de Arquitetura da Espanha (CSCAE) e a Regional de Países Andinos (RAGA)  visando a cooperação entre países e mobilidade profissional para arquitetos e urbanistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

Nadia Somekh, ex-presidente do CAU/BR, visita sede da União Internacional de Arquitetos em Paris

Mobilidade profissional

Acordo de reciprocidade permite que profissionais de arquitetura trabalhem em Portugal. Conheça as regras

Relações Internacionais

III Fórum Internacional: CAU Brasil assina acordos com Ordens de Arquitetos de Angola e Cabo Verde

Relações Internacionais

Assista às palestras magnas do III Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de A&U

Pular para o conteúdo