Clipping

Acordo de reciprocidade permite que profissionais de arquitetura trabalhem em Portugal. Conheça as regras 

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 30 de Novembro de 2023. 

Edição #16913 

 

Brasília, 30 de Novembro de 2023. 

 

DESTAQUES 

 

CAU/BR: Acordo de reciprocidade permite que profissionais de arquitetura trabalhem em Portugal. Conheça as regras 

Para brasileiros (as) interessados (as) em trabalhar em Portugal, e com pretensão de inscrição como membro efetivo da OA/PT, o acordo inclui profissionais com registro ativo no CAU há pelo menos um ano. A admissão dos (as) interessados (as) pressupõe o reconhecimento em Portugal, nos termos da legislação portuguesa do diploma obtido no Brasil. 

 

CAU/BR: Acordo Brasil/Alemanha promove regulamentação, mobilidade profissional e sustentabilidade na arquitetura 

O termo prevê o intercâmbio de informações e respostas ao desenvolvimento profissional e à pesquisa no campo da arquitetura visando especialmente a sustentabilidade na arquitetura e urbanismo. O texto do acordo prevê a transferência de conhecimentos e compartilhamento de práticas “nos domínios da ecologização urbana, da economia circular e da construção, bem como da eficiência hídrica no setor da construção”. 

 

IAB/SP: 4º guia IAB para Agenda 2030 – Inscrições prorrogadas até 10 de dezembro de 2023 

Em decorrência da realização do 27º Congresso da UIA – Rio2020, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – por meio do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 da Comissão de Política Urbana e Habitação Social – assumiu o compromisso de realizar uma versão brasileira da publicação da Comissão da UIA. A coleção, composta por 10 edições até 2030, tem por objetivo apresentar projetos arquitetônicos e planos urbanísticos desenvolvidos por profissionais do Brasil que colaboram e interagem com cada um dos 17 ODS. 

 

FNA: 1ª Exposição ArqPop Abre Atividades Do Seminário Nacional FNA Em São Paulo 

Iniciando a programação do Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (30/11), foi inaugurada a 1ª Exposição ArqPop. Os projetos Arquitetura Colaborativa, Mãe Luiza Acessível e Canteiro móvel, que obtiveram o maior engajamento no concurso de votação popular, participaram do ato. 

 

CBIC: Congresso Nacional aprova mudanças na Nova Lei de Licitações 

O projeto, que já havia obtido aprovação no Senado há 15 dias, não apenas regulamenta os convênios de transferência de recursos da União, mas também promove alterações na recém-aprovada Lei de Licitações e Contratos, a Lei 14.133/21, cuja obrigatoriedade entrará em vigor já em 2024. 

 

Agenda 2030 

 

CNM: Guia da Agenda 2030, boas práticas de urbanismo podem ser enviadas até 10 de dezembro 

Os gestores municipais podem enviar projetos e planos de urbanismo alinhadas ao desenvolvimento urbano sustentável até dia 10 de dezembro, preenchendo o formulário de inscrição. Os selecionados terão iniciativa publicada no guia e integrarão o repositório de iniciativas. 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/PE: Prêmios CAU/PE 2023 – Conheça os projetos vencedores 

A cerimônia de entrega das premiações CAU/PE 2023 foi realizada na quarta-feira, 29/11, na sede do Conselho, no Recife. Confira no site os trabalhos vencedores por categoria. 

 

CAU/PR: UFPR abre vagas de pós-graduação para Meio Ambiente e Desenvolvimento 

A data limite para participar do processo seletivo é o dia 15 de janeiro de 2024. Há vagas para mestrado e doutorado. 

 

CAU/RN: A equipe de fiscalização do CAU/RN participou do Seminário de Fiscalização do CREA-RN 

O tema do evento foi “O aprimoramento para uma fiscalização mais efetiva”. Na pauta estavam situações que geram nulidade dos autos de infração, aplicação da automação para incrementar a fiscalização, também foram discutidas formas de aperfeiçoar ações de combate ao exercício ilegal.   

 

CAU/RN: Acústica é com arquiteto 

A Sociedade Brasileira de Acústica realizou o XXX Encontro da SOBRAC, no período de 19 a 22 de novembro, um evento científico na área de acústica e vibrações. O evento é nacional e é único da área. Além da programação científica, foram realizadas apresentações de trabalhos em 28 áreas temáticas, palestras de temas diversificados, minicursos e mesas redondas, exposição de trabalhos de concurso estudantil e workshops.   

 

CAU/RN: Mais um lar reformado 

Dessa vez foi a casa da Itiele, que é uma menina com paralisia cerebral e precisava de acessibilidade no seu lar para poder se desenvolver melhor, ter mais independência. 

 

CAU/BA: Seminário ATHIS: Fomento às ações de assistência técnica na Bahia 

A atividade é mais uma das iniciativas do CAU/BA em promover o debate sobre o direito à moradia e a função social da Arquitetura e Urbanismo, a fim de fomentar assistência técnica às famílias de baixa renda. 

 

CAU/CE: Resultado definitivo do Prêmio Arquitetura, Urbanismo e Cidade 

Finalizando o ciclo de resultados finais dos editais de premiação de 2023, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) divulgao resultado definitivo do Prêmio Arquitetura, Urbanismo e Cidade, conforme disposto no Edital de Chamada Pública Nº 004/2023.   

 

CAU/DF: 11° Encontro CAU/DF: último dia de palestras e debate é hoje (29/11) 

Confira no site a programação desta última noite de atividades.  

 

CAU/DF: Itaipu Nacional retifica edital para cargo de engenheiro de segurança do trabalho a pedido do CAU/PR e CAU/DF 

Segundo o documento, a descrição do cargo não estava em conformidade com a Lei nº 7.410/1985 – que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho – e a Resolução CAU/BR n° 162/2018, que trata do tema. 

 

CAU/MG: MHAB 80 Anos: painel do CAU/MG destaca políticas de acervos arquitetônicos 

Os acervos de Arquitetura e Urbanismo representam importantes fontes de inspiração histórica para profissionais dessa área. Além de enriquecer as soluções projetuais, oferecem referências cruciais para a inovação, baseando-se na síntese entre o antigo e o contemporâneo.

 

CAU/MG: Campanha 2023: Fazer do mundo o seu lugar 

Para levar o conhecimento dessa importante profissão aos(às) mineiros(as), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG lançou uma campanha durante o mês de agosto de 2023, veiculada em diversas cidades do estado, para enaltecer os(as) profissionais que fazem do mundo o seu lugar. 

 

CAU/MT: Confira as cidades que serão fiscalizadas no mês de dezembro 

No mês de dezembro o CAU/MT fará ações in loco nos municípios Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Jaciara, Nova Mutum, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. O objetivo é fiscalizar obras e outros serviços relacionados a arquitetura e urbanismo, garantindo que as atividades executadas sejam exercidas por um profissional com a devida formação técnica. 

 

ENTIDADES 

 

CBIC: CBIC avança debates sobre Construção 2030 

O grupo de trabalho formulou ações diversas levando em conta aspectos elencados pelo consultor, como fatores internos às empresas e organizações do setor da construção; tecnologia e infraestrutura; logística e cadeia produtiva; ambiente econômico e capital humano; além de debater barreiras e ações associadas ao setor público, governos e políticas públicas. 

 

ESPECIALIZADOS 

 

VitruVius: 3º Ciclo de Debates sobre Habitação Coletiva: Affonso Eduardo Reidy e a habitação social no Rio de Janeiro 

A palestra vai acontecer no dia 04/12, online, ministrada pelo professor João Masao Kamita. 

 

VitruVius: Bienal Sesc_Videobrasil: Conversas com artistas e curadores no Sesc 24 de Maio São Paulo 

Programas reúnem até fevereiro nomes como Ayrson Heráclito, Ava Rocha, Carlos Nader, Eder Santos, Naine Terena, Rivane Neuenschwander e Vincent Carelli para refletir sobre o tema curatorial “A memória é uma ilha de edição” 

 

VitruVius: Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo: De 1 a 3 de dezembro 

Evento estadual acontece em 40 municípios, com diversas atividades educativas e culturais. 

 

ArchDaily: Riad, capital da Arábia Saudita, sediará a Expo Mundial de 2030 

A cidade conquistou a vitória na primeira rodada de votação, garantindo a necessária maioria de dois terços dos votos. A escolha representa mais um marco para a região do Golfo, após a Expo 2020 em Dubai e Copa do Mundo 2022 no Catar. 

 

Casa Vogue: Grã-Bretanha transforma antigas fábricas em apartamentos para solucionar déficit habitacional 

Construções erguidas durante o período vitoriano estão se tornando conjuntos habitacionais de diferentes tamanhos e modelos em Londres, Bristol, Liverpool e outras cidades. 

 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS 

 

Estadão: COP-28 começa com doações de países ricos para fundo de ações contra desastres climáticos 

Em progresso considerado inédito para o começo de uma Cúpula do Clima, acordo envolve repasses de Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Japão e Emirados Árabes. 

 

ArchDaily: Seis a cada dez brasileiros sentem medo diante da previsão de chuvas intensas, aponta pesquisa 

O resultado completo do estudo será apresentado no dia 2 de dezembro durante a 28a Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, a COP 28, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

G1/PE: Justiça autoriza leilão do Edifício Holiday, desocupado desde 2019 por causa de riscos estruturais 

Proprietários deverão ser indenizados. Prédio, que foi construído em 1956, tinha risco de explosão. 

 

G1/PB: Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, completa 60 anos de história: ‘impulsionador da produção cultural’ 

Muito além da estrutura arquitetônica, o local é símbolo da cultural campinense, teatro foi fundado em 30 de novembro de 1963 e segue funcionando plenamente. 

 

O Norte de Minas: Arquitetura social transforma comunidades carentes 

O projeto “Mãos que Constroem” representa um passo significativo nesse caminho, visando criar espaços bonitos, seguros e acessíveis para os moradores dessas regiões.  

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Pular para o conteúdo