CONCURSOS DE AU

Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID) lança Concurso Vida Urbana

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), em colaboração com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), lança o 1º CONCURSO VIDA URBANA: IDEIAS PARA UMA TRANSFORMAÇÃO URBANA SUSTENTÁVEL, no contexto da iniciativa LAIF City Life e com o apoio da Comissão Europeia. A Secretaria-Geral Ibero-Americana é um organismo internacional que apoia os 22 países que constituem a comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica.

 

 Para participar, é necessário reunir uma equipe multidisciplinar e apresentar uma proposta inovadora que promova transformações urbanas sustentáveis que melhorem a qualidade de vida dos grupos em situação de vulnerabilidade dos países da Ibero-América.

 

 

 

O objetivo do Concurso de Ideias consiste em identificar propostas inovadoras que promovam transformações urbanas que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos grupos em situação de vulnerabilidade dos países latino-americanos da Ibero-América. O concurso está destinado a encorajar o trabalho conjunto das equipes técnicas e comunidades locais para tornar os problemas visíveis e dar voz à cidadania.

 

O foco da iniciativa é abordar o desenvolvimento urbano integral e inclusivo, centrado no lugar e nas pessoas. Busca uma visão integral e coletiva do território e das suas variáveis. As propostas devem apresentar soluções originais e inovadoras a partir de cinco aspetos transversais: espaciais, sociais, econômicos, ambientais e de governança.

 

As três melhores propostas ganharão prêmios que as ajudarão a concretizar os projetos. Serão 30.000 euros em prêmios.

 

Quem pode participar?

Pretende-se obter a participação da sociedade civil acompanhada e representada através de equipes multidisciplinares, compostas por entre cinco e sete pessoas com diferentes perfis e especialidades.

Cada equipe deve ter, portanto, entre 5 e 7 pessoas e ser constituída por, pelo menos, uma pessoa com cada um dos seguintes perfis:

  • Profissional de arquitetura, planejamento urbano, engenharia civil ou semelhante.
  • Líder da comunidade representante e residente da área que será objeto da proposta.
  • Representante de uma ONG.
  • Economista.
  • Docente universitário de planejamento urbano, economia, sociologia ou outras disciplinas relacionadas

 

Como concorrer?

As pessoas interessadas em participar no concurso devem inscrever-se gratuitamente na página concursovidaurbana.lat

  1. Preencher o formulário.
  2. Apresentar um painel de formato A1 (59,4 x 84,1 cm) que descreva a proposta através de textos, imagens e gráficos. Formato horizontal a 150 dpi em PDF com um peso máximo de 10 MB.
  3. Subir ao formulário a documentação exigida sobre os integrantes da equipe.

 

Inscrições e informações disponíveis no site https://concursovidaurbana.lat/pt/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grandes projetos na cidade do Rio é tema da primeira edição de 2025 do Café no CAU/RJ

CAU/RN divulga agenda das ações que serão realizadas em Mossoró, no projeto CAU+Perto

Trabalho de revitalização do Balneário do Matrinxã leva 1° lugar em concurso do CAU/MT

Pular para o conteúdo