Balanço

Agenda Propositiva marca ano da Comissão de Relações Institucionais

Imagem: o coordenador adjunto da CRI do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Lucas Rozzoline, durante a 50ª Reunião da Plenária Ampliada

O coordenador adjunto da Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Lucas Rozzoline, apresentou, durante a 50ª Reunião da Plenária Ampliada, os resultados dos trabalhos realizados pela CRI-CAU/BR em 2024. O encontro aconteceu na sede da autarquia, em Brasília, no dia 17 de dezembro.

Na ocasião, Rozzoline destacou que a Agenda Propositiva da Arquitetura e Urbanismo foi uma das principais realizações da Comissão ao longo de 2024. “Eu, particularmente, considero um dos maiores feitos da CRI. Esse alinhamento nacional sobre como e quais assuntos o CAU deve se posicionar é uma grande orientação para as relações institucionais e legislativas”, afirmou.

A agenda busca posicionar o Sistema CAU como uma referência essencial para tomadores de decisão em temas de sustentabilidade, habitação, mobilidade e outros pilares das políticas públicas, atuando em todas as esferas de governo.

Durante o Seminário de Relações Institucionais, que ocorreu em outubro, o coordenador da CRI, conselheiro Kleyton Marinho da Silva, ainda ressaltou que a iniciativa mostra o compromisso do CAU com pautas estratégicas como sustentabilidade, habitação e mobilidade. “Com a Agenda Propositiva, queremos que o CAU/BR seja visto como um agente transformador nas discussões sobre políticas públicas, tanto em âmbito nacional quanto em parcerias internacionais”, disse.

Articulação

A Comissão de Relações Institucionais também se reuniu, durante o ano, com Secretarias Executivas do Ministério da Educação (MEC) para tratar de assuntos relacionados à tramitação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os encontros na pasta educacional do governo federal aconteceram em conjunto com a Comissão de Ensino e Formação do Conselho (CEF), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).

No sentido da articulação, a CRI-CAU/BR ainda promoveu, em todo o país, no terceiro trimestre, a Consulta Pública da Nova Agenda Urbana, que buscou mapear as percepções e principais demandas relacionadas à mobilidade, habitação, sustentabilidade e qualidade de vida.

Com foco no desenvolvimento dessas políticas ambientais e também profissionais, a Comissão participou da missão do CAU/BR em Hong Kong, que ampliou parcerias internacionais durante a American Institute of Architects (AIA) International. Na ocasião, a autarquia assinou acordos que refletem um compromisso mútuo de intercâmbio de conhecimento, inovação e melhores práticas em arquitetura para promover a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades por meio do fortalecimento técnico e da cooperação entre profissionais.

A CRI ainda fortaleceu a troca de conhecimentos em representações na Convenção do American Institute of Architects, no SAUS 2024 e Fórum Internacional UIA, que ocorreram em Washington (EUA), Sucre (Bolívia) e Kuala Lumpur (Malásia), respectivamente.

Assista à íntegra da apresentação sobre as atividades da Comissão de Relações Institucionais do CAU/BR no canal oficial da autarquia no YouTube.

MAIS SOBRE: Balanço

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/GO divulga retrospectivas de ações realizadas ao longo de 2024

CAU/SP apresenta balanço de ações de 2024 e perspectivas para 2025

Fórum de Presidentes teve papel ativo nas discussões estratégicas com as comissões do CAU/BR em 2024

Pular para o conteúdo