ARQUITETOS EM DESTAQUE

Aneliza Smith Brito: Papel da Mulher Arquiteta no Estado do Amapá

Por ocasião especial de homenagem ao dia da mulher, o CAU/AP entrevistou a Arquiteta e urbanista Aneliza Smith Brito, a qual possui 22 anos de exercício profissional na área de arquitetura e urbanismo no Estado do Amapá. Aneliza é atualmente a única conselheira mulher representando o CAU/AP.

 

A Arquiteta e Urbanista Aneliza se formou pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1996). Seguindo relato pessoal era um tempo onde você estudava para aprender ou estudava para passar, e com muita dedicação e empenho aproveitou essa época para muito crescimento. Logo após sair da faculdade, voltou a sua terra Macapá, onde já estava trabalhando, em órgão estadual, onde esteve por 04 anos. Lá se deparou com todas as mazelas do serviço público, sendo funcionária do governo do Estado do Amapá.

 

Arquiteta e Urbanista Aneliza Smith Brito. Foto: Acervo pessoal. 

 

Realiza Projetos de Arquitetura Residenciais, Comerciais e Institucionais. É especialista em Arqueologia da Amazônia pela Universidade Estadual do Amapá – UEAP, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Meta. Atualmente desenvolve suas funções no Instituto de Pesquisas do Amapá, IEPA, no Núcleo de Pesquisas Arqueológicas – Nuparq.

 

A arquiteta desenvolveu várias atividades, dentre elas a fiscalização de obras, e destacou que sofreu bastante no início, não pelas atribuições, mas pelas circunstâncias do trabalho onde encontrou vários vícios, principalmente porque era recém-formada, cheia de sonhos e ideais.

 

Ainda relatou que “vira e mexe, estava no centro de alguma confusão pelo simples fato de não aceitar o errado, o mal–feito, o não-feito”. Estas situações ocorriam só porque era mulher atuando, desculpas que nunca aceitou, pois os colegas homens também passavam pelas mesmas situações.

 

 

Por Paula Renata Costa, Assessora Especial do CAU/AP. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo