A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) divulgou nessa segunda-feira, 01/03, os vencedores do Prêmio ANPARQ 2020.
Uma das premiadas com menção honrosa é a arquiteta e urbanista Eliana Rosa de Queiroz Barbosa autora de “Territórios Expectantes e os instrumentos urbanísticos: o caso da Operação Urbana Água Branca”, publicado em 2019 na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.
São co-autores os orientadores Nadia Somekh, professora de pós-graduação da Universidade Mackenzie (e atual presidente do CAU Brasil), e de Bruno de Muelder, da Katholieke Universiteit Leuven da Bélgica.
O artigo é versão de um dos capítulos de tese de doutorado de 2016 e aborda os reflexos do processo de transformação produtiva no planejamento das cidades, com foco na reestruturação de antigo território industrial de São Paulo objeto de operação urbana. A tese já havia sido agraciada com o primeiro prêmio do Concurso Internacional de Teses de Investigação Infonavit, da Universidade Nacional Autônoma do México. UNAM (México) em 2018.
Eliana Rosa de Queiroz Barbosa é atualmente pós-doutoranda do PPGAU UFBA, vinculada ao Laboratório Urbano, através do programa CAPES-pirnt. Desde setembro de 2019 é pesquisadora afiliada ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ.