Clipping

Anuidade 2024 de PF: veja tutorial sobre como solicitar descontos de ações afirmativas 

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 28 de Dezembro de 2023. 

 

Edição #16930 

 

Brasília, 28 de Dezembro de 2023. 

 

DESTAQUES 

 

CAU/BR: Anuidade 2024 de PF: veja tutorial sobre como solicitar descontos de ações afirmativas 

Os descontos de ações afirmativas são alguns concedidos no pagamento da Anuidade 2024 do CAU e incluem: Políticas Afirmativas na Educação: 90% de desconto; Licença-maternidade: 50% de desconto; Licença-maternidade: 50% de desconto. Acesse o site para conferir o passo a passo. 

 

FNA: Locação Social é alternativa para acesso à moradia 

Os projetos que envolvem a locação social podem ser uma eficiente alternativa de moradia transitória para pessoas em situação de vulnerabilidade, desde que estejam articuladas com projetos habitacionais que garantam uma solução habitacional definitiva, e uma estratégia importante para combater aos vazios urbanos para fazer com que as propriedades subutilizadas cumpram a sua função social.  

 

Prefeitura de Belo Horizonte: Consulta pública de solução BIM para automação de análise de projeto de edificações 

O objetivo é verificar a disponibilidade do mercado e receber informações pertinentes de empresas interessadas em fornecer solução digital, seja na forma de aquisição de solução de mercado customizável ou desenvolvimento de uma nova solução, devidamente integrada a outros sistemas da PBH, que permita a verificação automática de conformidade dos parâmetros e regras urbanísticas em modelos tridimensionais BIM de edificações. 

 

Secretaria de Comunicação Social/Presidência da República: Lei Padre Júlio Lancelotti não trata sobre uso de cercas elétricas 

Uma série de conteúdos desinformativos atribui à Lei Padre Lancelotti e sua recente regulamentação uma falsa proibição do uso de cercas elétricas. Nem a lei e nem o decreto que a regulamenta citam tal equipamento. O decreto estipula como estratégia a implementação de medidas que visem a coibir o emprego de materiais, estruturas, equipamentos e técnicas construtivas hostis em espaços livres de uso público e inclusão, nos instrumentos de planejamento urbano, requisitos que impeçam o emprego de materiais e imagens e estruturas consideradas hostis. 

 

Estadão: Guia simples para entender zoneamento aprovado na Câmara de SP; veja mudanças em mapa interativo 

A revisão dessa lei — uma das mais importantes e impactantes no dia a dia da cidade — foi aprovada pelos vereadores paulistanos em 21 de dezembro, às vésperas do Natal, em meio a críticas pelo conteúdo e pela falta de tempo para analisar as últimas modificações. O projeto de lei modifica as regras de altura de prédios, atividades permitidas em áreas de proteção ambiental, dentre outras alterações, em milhares de quadras da cidade. 

 

CAU NA MÍDIA 

 

O Globo: Crea-RJ faz operação de fiscalização nas estruturas da Marquês de Sapucaí 

Equipes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ) estiveram no Sambódromo do Rio para fiscalizar as estruturas que irão receber o público durante os desfiles das escolas de samba do carnaval de 2024. O objetivo da fiscalização é garantir que os desfiles aconteçam com tranquilidade, obedecendo às normas técnicas de segurança. Muitas obras têm como responsáveis profissionais representados pelos conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e de Técnicos Industriais e de Edificações (CRT). 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/MG: Acordo OA-PT e CAU/BR: Saiba como profissionais de Arquitetura podem atuar em Portugal 

Brasileiros(as) interessados(as) em trabalhar em Portugal, com pretensão de se inscreverem na OA/PT, precisam ter registro ativo no CAU por pelo menos um ano, com reconhecimento do diploma obtido no Brasil segundo a legislação portuguesa. Além disso, o Acordo possibilita um registro temporário para prestação de serviços ocasionais de arquitetura, exigindo termos de responsabilidade conjuntos com profissionais membros da instituição no país de atuação. 

 

CAU/RJ: Manifestação sobre concessão do Jardim de Alah não reflete posição oficial do CAU/RJ 

O CAU/RJ realizou um debate público em outubro, evidenciando os benefícios do projeto vencedor para os moradores da Cruzada São Sebastião, mas não houve uma decisão oficial do Conselho, sendo a manifestação apenas da comissão e não do conselho como um todo. 

 

BIENAL DE SÃO PAULO 

 

Folha de S. Paulo: A Bienal e o mundo em transformação 

A 35ª Bienal de São Paulo, intitulada “Coreografias do Impossível”, até pouco povoava o Pavilhão da Bienal. Foram 662 mil visitantes, em uma exposição diversa em todos os aspectos: seu público foi formado por gente de todas as idades, faixas sociais e etnias. Em 2023, a Bienal de São Paulo recebeu o Leão de Ouro de melhor participação nacional na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza, com a mostra “Terra”, feito até então inédito para o país. 

 

ESPECIALIZADOS 

 

ArchDaily: Uma cidade fantasma: os edifícios brancos de Ashgabat no Turcomenistão 

Este país da Ásia Central, que já fez parte da União Soviética, é reconhecido não apenas por suas fortes restrições de acesso e controle, mas também por suas construções brancas e douradas que parecem uma cidade futurista perto da fronteira com o Irã. 

 

ArchDaily: As 50 melhores casas de 2023 

De pequenas reformas até projetos criados do zero, a arquitetura residencial está presente no cotidiano da maioria dos escritórios e, ano após ano, podemos observar o interesse que a tipologia desperta no público: a categoria é a mais popular entre o público-alvo. 

 

ArchDaily: Escolhendo materiais de baixa manutenção: 20 exemplos em casas na Argentina 

Alcançar o maior conforto térmico em espaços internos com o menor impacto ambiental possível é apenas um dos objetivos que os profissionais da arquitetura enfrentam ao projetar e definir os materiais que irão acompanhar seus projetos. 

 

Casa Vogue: Os 12 quartéis de bombeiros mais incríveis do mundo 

De um quartel de bombeiros esculpido na encosta de uma montanha a um ícone da arquitetura pós-moderna americana, essas estruturas foram cuidadosamente elaboradas tendo em mente a funcionalidade e a hiper-eficiência. 

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

Metrópoles: Terracap aposta em novos bairros e infraestrutura para regiões do DF 

Segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal contará com uma população estimada de 3,4 milhões de habitantes até 2030. A Terracap tem investido na criação de novos bairros para acomodar essa expansão habitacional. Ao menos, três grandes empreendimentos estão sendo desenvolvidos pela empresa estatal no DF.

 

Correio Braziliense: Setor imobiliário de Brasília está otimista, mostra pesquisa 

De acordo com o levantamento, a política monetária do governo federal será o fator de maior relevância para o planejamento estratégico das empresas do mercado imobiliário no Distrito Federal para 2024 e 93% dos empresários terão a taxa Selic como principal vetor de influência na tomada de decisão no ano que vem. 

 

Agência Brasília: Licitação para obras de viadutos no Plano Piloto é anunciada 

Procedimento tem o objetivo de recuperar e modernizar estruturas no Eixo Rodoviário, com investimento de mais de R$ 16 milhões. 

 

Correio Braziliense: Desejos resilientes de pessoas em situação de rua em Brasília para 2024 

Segundo levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com dados de 2022 do Cadastro Único (CadÚnico), há 7,9 mil pessoas sem moradia no DF. A unidade federativa é a que tem maior índice de indivíduos enfrentando essa dificuldade: 0,28% da população total.   

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Pular para o conteúdo