O “Seminário Salvador e Suas Cores 2020: Ensino, Pesquisa e Extensão das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e África”, que será transmitido gratuitamente entre 16 e 20 de novembro, tem como objetivo promover a construção de um campo de debate, troca de experiências acadêmicas entre universidades brasileiras e africanas sobre a problematização, operacionalização e implementação do ensino, pesquisa e extensão das relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros nos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo na graduação e pós-graduação.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPGAU-UFBA) e conta com a participação do conselheiro do CAU/BR e professor da UFBA Guivaldo Baptista. Em sua sexta edição, o seminário internacional visa construir uma rede nacional e internacional de professores pesquisadores e extensionistas das relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros.
Conectando o Brasil a África, as apresentações de trabalhos estão divididas em Grupos de Trabalho e são continuadas nas mesas e palestras com integrantes do Grupo EtniCidades e importantes convidados que somam nesse processo. Os Grupos de Trabalho são:
Antirracismo e cidade: táticas e estratégias urbanas na luta antirracista na diáspora negra.
Ensino, pesquisa e extensão das relações étnico-raciais no currículo dos cursos de arquitetura e urbanismo.
Ensino, pesquisa e extensão dos estudos africanos e afro-brasileiros no currículo dos cursos de arquitetura e urbanismo.
O evento integra o Novembro Negro na UFBA, evento organizado pela PROAE – Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, o Novembro Negro da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, e da Semana da Consciência Negra da SEMUR – Secretaria Municipal da Reparação.
Mais informações e inscrições no site: https://sssc2020.46graus.com/