Clipping

Aos 470 anos, São Paulo tem disparidade extrema na ocupação dos bairros

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 25 de Janeiro de 2023.

 

Edição #16944

 

Brasília, 25 de Janeiro de 2023.

 

DESTAQUES

 

Folha S. Paulo: Aos 470 anos, São Paulo tem disparidade extrema na ocupação dos bairros

Um trajeto de 50 quilômetros separa o coração da cidade de São Paulo, na Sé, da área de mata ao redor da estação férrea de Marsilac. Um bairro é repleto de prédios e tem quase metade de suas quadras dominada pelo comércio, o outro tem 99% de seu território coberto por vegetação.

 

G1/SP: Aniversário de SP: com instituto, arquiteta do Jardim Colombo, na Zona Sul, reforma espaços na periferia e capacita mulheres

Ester Carro tinha 21 anos e havia acabado de se formar em arquitetura quando começou a fundar o que hoje é o Instituto Fazendinhando. Seu objetivo era levar o que aprendeu na faculdade para dentro da comunidade. Atualmente o Fazendinhando funciona reformando espaços comunitários, casas em situações precárias e capacitando mulheres nas áreas da gastronomia, construção civil e artesanato.

 

Folha de S. Paulo: Aos 470, São Paulo redefine seus cartões-postais com resgate da memória negra

Descobertas que desencadearam mais do que o reconhecimento histórico. Pela primeira vez, graças à mobilização gerada pela confirmação da existência do quilombo, as leis urbanísticas mais importantes para a cidade foram alteradas com intuito de garantir o direito de uma população a um território.

 

ArchDaily: São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista

Há 470 anos, no Pateo do Collegio, surgia a maior cidade da América Latina: São Paulo. Uma metrópole em constante movimento que, entre tantas complexidades e conflitos, apresenta uma diversidade cultural e humana que a torna profundamente rica.

 

CIALP: 1º- Congresso de Arquitectura de Moçambique

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Ordem dos Arquitectos de Moçambique, OARQ, organiza o 1º Congresso de Arquitetura de Moçambique. Sob o tema, Resiliência do Edificado e Desafios da Prática Profissional, a OARQ convida todos os interessados a participarem na reflexão, discussão e análise de um cenário de evolução contínua, onde mudanças estruturais tangíveis impactam o ambiente construído, tanto urbano quanto rural, torna-se evidente a necessidade de ações colaborativas que vão além das esferas individuais.

 

ANIVERSÁRIO SP

 

Agência Brasil: Estação abre mostra Parada Portinari no aniversário de São Paulo

A mostra gratuita Parada Portinari tem início hoje (25) e terá duração de um ano. A exposição integra o Projeto Centenários, iniciativa do Grupo CCR que homenageia nomes de referência da literatura, arquitetura, música e artes plásticas no Brasil que estão completando ou já completaram o seu 100º aniversário. 

 

Folha de S. Paulo: Festival celebra os 60 anos da Galeria Metrópole, no centro

No mesmo dia em que São Paulo completa 470 anos, um edifício icônico do centro da cidade também faz aniversário: a Galeria Metrópole. Para celebrar a data, o prédio promove a primeira edição do Festival Metrópole, que leva aos corredores da galeria duas feiras e uma programação musical com curadoria do festival Brasa Quentíssima.

 

Folha de S. Paulo: Rumo aos 500, São Paulo precisa reduzir desigualdades e se preparar para crise climática

São Paulo cresceu sobre rios, o que costuma se refletir em alagamentos após chuvas fortes, e se espraiou, exigindo o transporte diário de cidades inteiras dentro da capital e dos vizinhos metropolitanos. Mas além de adequar sua infraestrutura, a maior cidade da América Latina precisa decidir o que fazer com centenas de milhares de imóveis vazios, que são 18 vezes o número de pessoas em situação de rua.

 

Casa Vogue: Aniversário de São Paulo: 20 estilos arquitetônicos internacionais para conhecer na cidade

A influência asiática, árabe e europeia são apenas algumas que reverberam na paisagem paulistana, que recebeu imigrantes de todos os cantos do mundo.

 

Casa Abril: Aniversário de SP: profissionais compartilham seus lugares prediletos

A cidade é uma metrópole em constante mudança e evolução, uma cidade que mesmo em meio ao caos ainda guarda seus tesouros e lembranças de épocas passadas e outras mais recentes. A arquitetura e o design vibram e marcam presença a cada esquina.

 

CAU NA MÍDIA

 

Poconé Online: Arquiteto do MT, André Nör, é eleito 1º vice-presidente do CAU/BR

Durante a última reunião plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) ocorrida em Brasília, foram eleitos presidente, vice-presidentes, membros e coordenadores de comissões. A arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, de Santa Catarina, será a nova presidente do CAU/BR pelos próximos três anos. O 1º vice-presidente eleito será o conselheiro do Mato Grosso, André Nör, e o 2º vice-presidente é Welton Barreiros do Amapá.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/MT: 1ª Reunião da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/MT de 2024

No dia 26/01 (sexta-feira), às 13h30, será realizada presencialmente na sede do CAU/MT em Cuiabá, a 1ª Reunião Ordinária de 2024 da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/MT. 

 

CAU/PB: Conheça melhor os membros das Comissões do CAU/PB

O objetivo das comissões é auxiliar o Plenário nas matérias de sua competência relacionadas à ética, à formação, ao exercício profissional, à gestão administrativa-financeira e à organização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, bem como à comunicação e aos relacionamentos institucionais.

 

CAU/RJ: Comissão de Exercício Profissional elege Paulo Saad como coordenador

A Comissão de Exercício Profissional (CEP) se reuniu nesta quarta-feira, 24, pela primeira vez, e escolheu, como coordenador, o conselheiro e ex-presidente interino, Paulo Saad. O coordenador adjunto será o conselheiro José Antonio Mendes Casas Novas.

 

CAU/SC: CAU/SC define a composição dos órgãos colegiados

Assuntos são deliberados conforme a área de abrangência das comissões temáticas.

 

ENTIDADES

 

CBIC: CBIC debate agenda de novos projetos com Caixa Econômica FederalAs entidades buscam uma parceria estratégica para impulsionar a inovação na indústria da construção, atendendo às demandas do mercado por meio de avanços significativos, destacando o comprometimento mútuo.

 

CBIC: Governo federal regulamenta margem de preferência em licitações

De acordo com o Decreto, nos processos de licitação realizados nessas esferas da administração pública, produtos manufaturados nacionais e serviços nacionais que atendam aos regulamentos técnicos pertinentes e às normas técnicas brasileiras poderão ser beneficiadas por uma margem de preferência normal de até 10% sobre o preço de produtos ou serviços estrangeiros.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Revitalizando bairros com agricultura urbana nos Estados Unidos

A distância entre áreas rurais e urbanas nunca foi tão grande, tornando as fontes de alimentos tradicionalmente rurais inacessíveis.

 

ArchDaily: O legado do telhado shed, um ícone da arquitetura industrial

Apesar de ser uma invenção funcional originada da necessidade há quase 200 anos, sua forma icônica está passando um renascimento em diversos projetos contemporâneos.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Estadão: Como blocos de plástico e telhas de caixas de leite viraram alternativas para moradias sustentáveis

Primeira residência deste tipo foi entregue em Carapicuíba e outras cinco estão previstas para este ano.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo