CAU/BR

APCA anuncia os melhores de 2020 na categoria Arquitetura

Estúdio 41, Padre Júlio Lancellotti, Nuno Ramos e Teatro da Vertigem foram os vencedores do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) 2020. O anúncio da lista dos melhores de 2020 ocorreu no dia 18, e a premiação contemplou menos categorias devido a excepcionalidade desse ano, marcado pela pandemia da Covid-19.

 

Em nota pública, a APCA orientou que “as áreas optantes por realizar eleição de Melhores do Ano se utilizem de elementos de bom senso e razoabilidade, levando em conta as dificuldades econômicas e o caráter diferenciado da produção artística como um todo neste ano. Assim, a Diretoria da APCA sugere a quem optar por conceder o prêmio que este tenha caráter de excepcionalidade, não reproduzindo categorias comumente premiadas em outros anos e que seja limitado a três troféus em cada área”.

 

Seguindo as diretrizes da direção da APCA, os críticos da categoria “Arquitetura e Urbanismo” escolheram os seguintes premiados:

 

Obra de Arquitetura: Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41

 

Estação Antártica Comandante Ferraz/Estúdio 41. Foto: @Eron Costin/Estúdio 41

 

 

 

Fronteiras da Arquitetura: Marcha a Ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem

 

Marcha a Ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem. Imagem via Biennal

 

 

Urbanidade: Padre Júlio Lancellotti

 

 

Padre Júlio Lancellotti. Foto CC BY 3.0 br

 

Desde 2010, a Associação incorporou os críticos de Arquitetura, que em 2020. Entre as edições de 2011 e 2019 o prêmio compreendeu sempre sete categorias.  A APCA tem origem em 1951 como uma premiação de críticos de teatro. Em 1972, a entidade ampliou o leque de críticos de outras manifestações culturais, como literatura, música, artes visuais, cinema e televisão.

 

Na edição de 2020, os críticos Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Luiz Recamán, Maria Isabel Villac, Monica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh (arquiteta e urbanista e atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e Renato Anelli foram os responsáveis pelos selecionados da categoria Arquitetura.

 

 

 

 

MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/UF

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo