Na segunda-feira, dia 17 de junho, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso.
A tradicional premiação, que acontece desde 1965, premia os melhores das artes em 2018 nas categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, TV, Literatura, Música Popular, Rádio, e Teatro Adulto e Infantil.
Em Arquitetura, os jurados elegeram a Universidade Federal do ABC, como obra de arquitetura no Brasil. A homenageada da edição foi Rosa Grena Kliass, pioneira na área de arquitetura paisagística, responsável por projetos como o do Parque da Juventude e pela reforma do Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato venceu como destaque em Urbanidade com o projeto BR Cidades, que propõe repensar a estrutura das cidades brasileiras. “Nessa ação estive cercada de jovens e acredito que eles têm a força para uma reconstrução democrática. Não se faz só política no Planalto, é nas cidades que isso vai acontecer”, afirmou a urbanista.
Confira a lista de vencedores:
Homenagem pelo Conjunto da Obra: Rosa Grena Kliass
Rosa Kliass: Pioneira da Arquitetura paisagística no Brasil
Contribuição à Cultura brasileira: Escritório Brasil Arquitetura
Obra de Arquitetura no Brasil: Universidade Federal do ABC (UFABC) – Cláudio Libeskind e Sandra Llovet
Obra de Arquitetura no Exterior: Capela para o Vaticano/ Bienal de Arquitetura de Veneza – Carla Juaçaba
Pesquisa e Difusão: Exposição Vkhutemas: o futuro da construção – Celso Lima e Neide Jallageas (curadoria), Goma Oficina (pesquisa e produção)/ Sesc Pompeia
Urbanidade: BR Cidades – Ermínia Maricato, Karina Leitão, Paolo Colosso, Carina Serra, João Sette Whitaker, Margaterh Uemura, Lizete Rubano e Celso Carvalho.
Inovação Tecnológica: Minimod – Mapa (Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado)