Para ampliar o conhecimento sobre as ferramentas que podem facilitar o processo de internacionalização de uma empresa ou de uma operação comercial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoverá o Workshop “Construção de Plano de Expansão Internacional – 1ª Edição 2019”, no dia 29 de janeiro, em São Paulo. As inscrições são gratuitas podem ser realizadas até o dia 25 de janeiro devem ser realizadas até o dia 25 de janeiro.
A capacitação é voltada para empresas que querem abrir operações no exterior, como filiais, centros de distribuição ou escritórios regionais. O workshop tem se apresentado como um instrumento de qualificação de empresas para este processo de expansão, ao oferecer um modelo de plano de negócios internacionais e procurar desenvolver habilidades práticas de análise.
O coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, conselheiro Fernando Marcio de Oliveira, destaca o interesse dos arquitetos e urbanistas na venda de serviços para outros países. “Nossa parceria com a APEX tem buscado estimular os arquitetos brasileiros a exportarem seus serviços, nossa participação nas exportações brasileiras ainda é muito pequena, e restrita a alguns países. Temos qualidade na nossa arquitetura e conhecimentos para disputar um mercado internacional ainda pouco explorado pelos profissionais”, afirma.
O presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, lembra que a exportação de serviços de Arquitetura e Urbanismo é uma meta antiga do Conselho. “Ações como o workshop promovido pela APEX vem ao encontro das propostas do CAU/SP e CAU/BR que objetivam ampliar o acesso ao mercado exterior para os profissionais e empresas registradas no Conselho de Arquitetura e Urbanismo”.
No Workshop os participantes vão aprender a desenhar o plano de expansão internacional; contextualizar o porquê da decisão de expandir uma operação; verificar se sua decisão está alinhada à estratégia corporativa da organização; refletir sobre tipos de propostas de valor e relacionamento com clientes no mercado externo; organizar atividades para a entrega da oferta no país-alvo; definir possíveis modelos de negócio e modos de entrada para o projeto de internacionalização; refletir sobre o posicionamento no mercado e desenvolver o plano de marketing; sobre a viabilidade econômica da operação no exterior; e sobre o impacto da operação no exterior nas pessoas e nas atividades atuais da empresa.
As vagas são limitadas e sujeitas à análise de perfil seguindo critérios definidos pela equipe da Apex-Brasil.
WORKSHOP – PLANO DE EXPANSÃO INTERNACIONAL – 1º EDIÇÃO DE 2019
DATA: 29/01/2019
HORA: 8H30 às 17H
LOCAL: São Paulo
INSCRIÇÕES: Formulário online