A Comissão de Organização e Administração (COA) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) encerrou 2024 com uma série de conquistas significativas. Sob a coordenação do conselheiro federal Welton Rodrigues Alvino (AP) e da adjunta Leila Marques da Silva (RJ), a COA-CAU/BR consolidou avanços estruturais e administrativos, reafirmando seu papel estratégico no fortalecimento do Conselho.
Além dos coordenadores, a comissão conta com a participação dos seguintes membros titulares: José Akel Fares Filho (PA), Josemée Gomes de Lima (AL) e Marcelo Machado Rodrigues (MA).
A Comissão em 2024 teve o suporte técnico de Rodrigo da Silva André, Daniel de Sena Guerra, Ana Carolina Alcântara Ayres e Marília da Silva Souza, que auxiliaram na realização de diversas atividades ao longo do ano.
Foram realizadas 11 reuniões ordinárias e duas extraordinárias, que resultaram na aprovação de 62 deliberações, abordando temas importantes para o aprimoramento das atividades administrativas do CAU/BR.
Entre os destaques, a COA-CAU/BR revisou e atualizou importantes resoluções, como:
Resolução CAU/BR nº 146/2017: relativa às carteiras de identificação profissional, permitindo a carteira digital e gratuita.
Resolução CAU/BR nº 139/2017: referente aos regimentos do CEAU e das Câmaras Temáticas.
Código de Conduta dos Conselheiros: alterações importantes foram aprovadas para maior transparência.
Além disso, a Comissão homologou o Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) e devolveu em diligência as versões dos CAU do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo, promovendo ajustes e alinhamentos para maior clareza e funcionalidade dos textos.
IX Encontro Nacional da COA-CAU/BR
Realizado em novembro de 2024, o principal evento da comissão foi o IX Encontro Nacional da COA-CAU/BR, que reuniu comissões estaduais de organização e administração, promovendo a troca de experiências e a elaboração de estratégias conjuntas para 2025.
Durante a 50ª Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR, o coordenador e conselheiro federal Welton Rodrigues Alvino destacou as principais ações realizadas pela comissão em 2024. “A proposta da COA-CAU/BR em 2024 foi nos debruçarmos para auxiliar as UFs no sentido de esclarecer as dúvidas e tentar trazer uma praticidade nos textos dos regimentos internos. Então, a gente está sempre trabalhando para deixar de uma forma mais prática”, citou.
Com base nos avanços de 2024, a COA-CAU/BR planeja continuar trabalhando para fortalecer os processos administrativos, promover maior integração entre os CAU/UFs e avançar nas deliberações que priorizem eficiência e clareza normativa.