Aracaju será sede do IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), de 31 de Julho a 02 de Agosto de 2017, no Museu da Gente Sergipana, com público alvo: arquitetos e urbanistas, acadêmicos da área e interessados.
Com o tema “Assistência Técnica Gratuita em Arquitetura e Urbanismo: Política Profissional e Política Social – Um Caminho Necessário para Garantia do Direito de Todos”, o evento tem como objetivo discutir a Lei Federal 11.888/2008 – Lei da Assistência Técnica Gratuita, de grande relevância pública, em prol do desenvolvimento de arquitetura para todos, a fim de promover cidades mais humanas e eficientes.
Dentre a programação, mesas redondas e palestra com profissionais nacionais especialistas no tema Lei da Assistência Técnica Gratuita. Haverá também oficina de Assistência Técnica.
Haverá participação do arquiteto e urbanista Pedro Tuma, autor da Residência de Dona Dalva, tido como modelo de projeto funcional de campanha nacional do CAU/BR; Luiz Sarmento e Sandra Marinho, ambos da Companhia de Habitação do Distrito Federal; arquiteta Moema Rolimm que abordará a experiência mundial do Projeto Habitat para a Humanidade; o vice-presidente do CAU/SE e professor doutor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Eleonora Lisboa, vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), além de representantes de movimentos populares de Sergipe e órgãos e instituições, como a Prefeitura Municipal de Aracaju e Caixa Econômica Federal.
No dia 31/07, o IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, será realizado no auditório do Museu da Gente Sergipana, a partir das 18h30.
No dia 01/08, o evento inicia às 14h, também no Museu da Gente Sergipana, com mesas redondas temáticas. As inscrições são limitadas a 140 pessoas.
Já no dia 02/08, o IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, com início às 9h, no Hotel Goinn Aracaju, onde será realizada a Oficina de Assistência Técnica, com apenas 60 vagas (as 60 primeiras inscrições) e Reunião de Comissão de Política Profissional do CAU/BR.
Ao final do evento será apresentada e votada a “Carta de Sergipe” documento com recomendações para a implementação de uma Política Nacional de Assistência Técnica no Estado de Sergipe.
O Museu da Gente Sergipana está localizado na Av. Ivo do Prado, 398 –Centro da capital. O Hotel Goinn situa-se na Rua Alferes José Pedro de Brito, 50 – Farolândia, Aracaju-SE. O IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe é realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, com apoio do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana e da Comissão de Política Profissional do CAU/BR.
Inscrições
As inscrições são limitadas a 140 vagas e podem ser feitas até dia 30/07/2017, às 22h. A inscrição inclui mesa redonda e palestra, sendo que os 60 (sessenta) primeiros inscritos participam da Oficina de Assistência Técnica, a ser realizada no dia 02/08, das 9h às 12h e 14h às 16h, no Hotel Goinn Aracaju.
Para fazer inscrição é necessário enviar e-mail para: [email protected] com cópia [email protected] com nome completo, função e contatos de e-mail e telefone. O acesso ao IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe se dará com a entrega de um pacote de fralda geriátrica (M, G, GG ou EG). O material arrecadado será doado para uma instituição a definir e divulgada em breve no site www.cause.gov.br. Será entregue certificado de participação. Mais informações (79) 3255-1503 ou em www.cause.gov.br
CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SERGIPE
DIA 31/07/2017
Abertura Solene: 18h30
Composição da Mesa
CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo Brasil
CAU/SE – Conselho de Arquitetura e Urbanismo Sergipe
CPP- Representante da Comissão de Política Profissional
CAIXA – Caixa Econômica Federal
Vice-Prefeita de Aracaju
Habitat pela Humanidade
Museu da Gente Sergipana – Superintendência
Palestra:
Urbanização, mundialização e assistência técnica gratuita no Brasil
Prof. Dr. Fernando Antônio de Souza – Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Coffee Break – 21h30
DIA 01/08/2017
Mesa Redonda 01: Das 14h às 16h
Institucionalização da Lei Federal Nº. 11.888 de 2008: Agentes e Recursos
Participantes:
Caixa Econômica Federal
Vice-Prefeita de Aracaju
Coordenação da Mesa – Representante da CPP/CAU/BR
Mesa Redonda 02: Das 16h15 às 18h15
Universalização da assistência técnica gratuita
Participantes:
Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS
CAU/BR
CAU/SE
IAB /SE
OAB/SE
Movimentos Populares
Coordenação da Mesa representante da UFS
Coffee Break – 18h15 às 18h50
Mesa Redonda 03: Das 19h às 21h30
Boas práticas em assistência técnica gratuita
Participantes:
Criação e implementação da Lei Federal N. 11.888 de 2008 – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
A experiência de Brasília – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal
A experiência Mundial do Habitat pela Humanidade
A experiência do Escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados
Coordenação da Mesa CAU/SE
DIA 02/08/2017
ATIVIDADE 1
OFICINA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
LOCAL: Hotel Goinn Aracaju
VAGAS: 60 Primeiras Inscrições.
Horário: 9h às 12h e 14h às 16h: (SALA 01)
Facilitadores:
Arquitetos Luiz Sarmento e Sandra Marinho, ambos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB)
ATIVIDADE 2
9h às 12h e 14h às 16h (SALA 02)
REUNIÃO DA COMISSÃO DE POLÍTICA PROFISSIONAL
ATIVIDADE 3
16h às 18h
APRESENTAÇÃO E VOTAÇÃO DA “CARTA DE SERGIPE” com recomendações para a implementação de uma Política Nacional de Assistência Técnica.
ENCERRAMENTO – Coffee Break
Fonte: CAU/SE