O maior site de arquitetura do mundo, ArchDaily, está promovendo uma enquete para seus mais de 13 milhões de leitores votarem em quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2019, conhecido como “o Nobel da Arquitetura”.
Dentre os 32 arquitetos listados, está a brasileira Carla Juaçaba, do Rio de Janeiro. A enquete não possui influência na escolha do júri do prêmio, mas mostra o prestígio da arquiteta e urbanista, que vem se destacando cada vez mais no cenário internacional.
Clique aqui para votar na enquete
Entre seus projetos de maior sucesso está o Pavilhão da Humanidade, que abrigou a Rio+20, em 2012 (foto acima). Montada em Copacabanaa construção recebeu mais de 200.000 visitantes nos 10 dias do evento. A estrutura da construção foi baseada em andaimes e outros materiais acessíveis e reutilizáveis, preocupação que é levada em consideração nos outros trabalhos da arquiteta, inclusive nos projetos residenciais. Veja aqui.
Pelo cunho sustentável de suas obras, Juaçaba foi a primeira vencedora do ArcVision – Women and Architecture, premiação internacional que reconhece mulheres arquitetas que atuam em prol da inovação ambientalmente e socialmente sustentável. A arquiteta também faz parte do grupo de brasileiros indicados ao Prêmio Mies Crown Hall Americas de 2018, organizado pela Faculdade de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois, com a obra Casa de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Mais recentemente, em 2018, Carla Juaçaba foi a vencedora do AR Emerging Architecture Awards 2018, prêmio da revista inglesa Architectural Review que reconhece os jovens profissionais da arquitetura (veja aqui). O escritório Carla Juaçaba Studio foi selecionado em uma lista de 14 finalistas mundiais. O júri do prêmio elogiou a consistência e a continuidade da arquiteta. O escritório também foi mencionado na lista dos melhores escritórios de arquitetura do mundo, idealizada pelo ArchDaily em 2018, ao lado de seis outros escritórios brasileiros, como o Bloco Arquitetos e o Arquitetos Associados. Leia aqui.
Na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, a primeira com a participação do Vaticano, um grupo de dez profissionais foi convidado para projetar capelas. Juaçaba foi a única brasileira a compor a lista, com a capela do Pavilhão da Santa Sé. A capela está perfeitamente integrada entre as águas e as árvores de Veneza, e o teto da construção é o próprio céu. Saiba mais aqui.
O Prêmio Pritzker, conhecido como “o Nobel da arquitetura”, é concedido anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que cumpra os princípios de solidez, beleza e funcionalidade. Na cerimônia, que costuma acontecer em maio, o homenageado recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze.
Desde a criação do prêmio, em 1979, apenas dois brasileiros foram homenageados: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.