O maior site de arquitetura do mundo, ArchDaily, está promovendo uma enquete para seus mais de 13 milhões de leitores votarem em quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2019, conhecido como “o Nobel da Arquitetura”.

Dentre os 32 arquitetos listados, está a brasileira Carla Juaçaba, do Rio de Janeiro. A enquete não possui influência na escolha do júri do prêmio, mas mostra o prestígio da arquiteta e urbanista, que vem se destacando cada vez mais no cenário internacional.
Clique aqui para votar na enquete
Entre seus projetos de maior sucesso está o Pavilhão da Humanidade, que abrigou a Rio+20, em 2012 (foto acima). Montada em Copacabanaa construção recebeu mais de 200.000 visitantes nos 10 dias do evento. A estrutura da construção foi baseada em andaimes e outros materiais acessíveis e reutilizáveis, preocupação que é levada em consideração nos outros trabalhos da arquiteta, inclusive nos projetos residenciais. Veja aqui.
Pelo cunho sustentável de suas obras, Juaçaba foi a primeira vencedora do ArcVision – Women and Architecture, premiação internacional que reconhece mulheres arquitetas que atuam em prol da inovação ambientalmente e socialmente sustentável. A arquiteta também faz parte do grupo de brasileiros indicados ao Prêmio Mies Crown Hall Americas de 2018, organizado pela Faculdade de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois, com a obra Casa de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Mais recentemente, em 2018, Carla Juaçaba foi a vencedora do AR Emerging Architecture Awards 2018, prêmio da revista inglesa Architectural Review que reconhece os jovens profissionais da arquitetura (veja aqui). O escritório Carla Juaçaba Studio foi selecionado em uma lista de 14 finalistas mundiais. O júri do prêmio elogiou a consistência e a continuidade da arquiteta. O escritório também foi mencionado na lista dos melhores escritórios de arquitetura do mundo, idealizada pelo ArchDaily em 2018, ao lado de seis outros escritórios brasileiros, como o Bloco Arquitetos e o Arquitetos Associados. Leia aqui.
Na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, a primeira com a participação do Vaticano, um grupo de dez profissionais foi convidado para projetar capelas. Juaçaba foi a única brasileira a compor a lista, com a capela do Pavilhão da Santa Sé. A capela está perfeitamente integrada entre as águas e as árvores de Veneza, e o teto da construção é o próprio céu. Saiba mais aqui.

O Prêmio Pritzker, conhecido como “o Nobel da arquitetura”, é concedido anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que cumpra os princípios de solidez, beleza e funcionalidade. Na cerimônia, que costuma acontecer em maio, o homenageado recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze.
Desde a criação do prêmio, em 1979, apenas dois brasileiros foram homenageados: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.
10 respostas
Original proposta arquitetônica. Um abraço de felicitações à autora.
Proposta arquitetônica muito interessante . Um grande abraço de felicitações.
Parabéns à Arquiteta. Que o Prêmio Pritzker lhe seja concedido!
Simplesmente genial!Parabéns pelo trabalho
Maravilhosa ela!
Só isso, em termos de obra, já justifica um “Nobel” de arquitetura????…..
Fala serio!!!!….
Prêmio Pritzker…..grande fraude!
Premio mais que merecido! Parabéns à arquiteta Carla!
Já na torcida!!!!!
Perfeita a Carla e matéria mto bem escrita amei bjus!!!
Que lindo! parabéns. è um prazer enorme ver tanta maestria. Exemplo.