ENTIDADES DE ARQUITETURA

ArqMemória 5: conheça a programação completa

De 27 de novembro a 01 de dezembro será realizado em Salvador, Bahia, o ArquiMemória 5.  A iniciativa é do  Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do seu Departamento da Bahia (IAB-BA), e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE).

 

Clique para conferir a programação completa.

 

O evento celebrará as oito décadas de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil: no dia 30 de novembro de 2017, completar-se-ão 80 anos da entrada em vigor do Decreto-lei nº 25, que instituiu o instrumento do tombamento e organizou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), criado meses antes. O evento comemorará também os 50 anos de criação da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (FPAC), atual IPAC, órgão estadual de preservação do patrimônio cultural baiano.

 

 

ArquiMemória 5 dá continuidade aos eventos homônimos promovidos pelo IAB a partir da década de 1980, quando foram organizados os dois primeiros encontros (São Paulo, 1981, e Belo Horizonte, 1987). Em junho de 2008, após 21 anos, o IAB voltou a convocar os profissionais e pesquisadores atuantes na preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico para debater o tema no ArquiMemória 3, realizado pelo IAB-BA e por uma série de instituições parceiras. Este evento reuniu mais de 600 profissionais de todas as regiões do Brasil e de diversos países da América e da Europa em Salvador (Bahia) para discutir importantes questões relativas à preservação do nosso patrimônio. Em maio de 2013, o IAB, novamente em Salvador e através do IAB-BA, promoveu o ArquiMemória 4, desta vez com um caráter efetivamente internacional, reunindo mais de 700 profissionais e pesquisadores de todo o Brasil e de 14 países, consolidando o evento como o principal encontro sobre preservação do patrimônio edificado realizado no Brasil.

 

ArquiMemória 5 é também um evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o mais importante evento de arquitetura mundial, que se realizará no Rio de Janeiro, em julho de 2020, promovido pelo União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

 

O CAU/BR é uma das instituições que apoia o evento.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo