ENTIDADES DE ARQUITETURA

Arquimemória 5: Inscreva-se no evento sobre preservação do patrimônio até sexta

 

Salvador recebe em novembro o Arquimemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. O evento reunirá arquitetos pesquisadores do Brasil e do mundo que atuam nas áreas de ensino, obras, pesquisas, projetos e gestão do patrimônio edificado. Neste ano, haverá a comemoração pelos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intenção é relembrar as oito décadas de vigência do Decreto-lei nº 25/1937, que instituiu o instrumento do tombamento e organizou o então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan). O evento é realizado pelo IAB-BA em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apoiam esta iniciativa o Iphan, CAU/BR, CAU/BA, IPAC-BA, Teatro Castro Alves e Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/Brasil).

 

Com o tema “O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio”, o encontro acontecerá entre os dias 26 de novembro e 01 de dezembro. O evento contemplará a apresentação de trabalhos em três modalidades: comunicações, colóquios temáticos e projetos arquitetônicos e urbanísticos de intervenção no patrimônio edificado. A inscrição para trabalhos em português, espanhol e inglês seguem até sexta, 9 de junho, no e-mail [email protected]. Mais informações da chamada de trabalho e ficha de identificação dos projetos estão disponíveis no site oficial do Arquimemória 5

 

Estão confirmados palestrantes internacionais como o arquiteto italiano Andre Bruno, consultor da Unesco; os arquitetos mexicanos Mauricio Rocha e Gabriela Carrillo, responsáveis pela restauração do Convento de San Pablo de Oaxaca; e os arquitetos do coletivo Al Borde, que realiza o working in progress “Casa en construcción”, uma inovadora estratégia de restauração e refuncionalização de um casarão no Centro Histórico de Quito. Todos os palestrantes já receberam diversos prêmios internacionais na área de patrimônio e restauração. 

 

Arquitetos do coletivo equatoriano Al Borde

 

O ArquiMemória 5 dá continuidade aos eventos promovidos pelo IAB desde da década de 1980. À época, foram organizados os dois primeiros encontros: em São Paulo, 1981, e Belo Horizonte, 1987. Em junho de 2008, após 21 anos, o Instituto voltou a convocar os profissionais e pesquisadores que atuam na preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico para debater o tema. O ArquiMemória 3 foi realizado pelo IAB-BA e por uma série de instituições parceiras. Foram mais de 600 profissionais de todas as regiões do Brasil e de diversos países da América e da Europa em Salvador para discutir importantes questões relativas à preservação do patrimônio.

 

Em maio de 2013, IAB-BA, promoveu o ArquiMemória 4, desta vez com um caráter efetivamente internacional. A edição reuniu mais de 700 profissionais e pesquisadores de todo o Brasil e de 14 países, consolidando o evento como o principal encontro sobre preservação do patrimônio edificado realizado no Brasil.

 

CRONOGRAMA DO EVENTO

 

09/06/2017 – Novo prazo para envio de resumos expandidos

03/07/2017 – Prazo para divulgação dos resumos expandidos selecionados

10/07/2017 – Prazo para realização de inscrição com valores promocionais

04/09/2017 – Prazo para envio dos trabalhos completos (etapa de ajustes)

02/10/2017 – Prazo para divulgação dos eventuais ajustes a serem realizados nos trabalhos completos

26/11 a 01/12/2017 – Realização do ArquiMemória 5 em Salvador (Bahia)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo