A arquiteta e urbanista e jornalista italiana Emilia Antonia de Vivo visitou nesta sexta-feira (15/02) a sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ). Ela está no país conhecendo as instalações olímpicas e observando as transformações que a cidade sofreu ao longo da preparação para os Jogos Olímpicos.
O presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, esclareceu as dúvidas da italiana sobre o funcionamento do Conselho funciona e respondeu suas perguntas sobre o legado dos Jogos para a cidade. Ele destacou a importância de projetos completos em obras públicas, uma bandeira permanente do CAU. A professora da Escola Politécnica da UFRJ Gabriella Rossi acompanhou a visita.
Emilia de Vivo está no Brasil pela primeira vez e disse ter percebido que o Rio possui diversos modelos de cidade dentro dela. “Visitei uma favela e encontrei condições de higiene que me lembraram uma cidade da Idade Média. Por outro lado, Copacabana e Ipanema têm um estilo da década de 70, e outros lugares são mais contemporâneos. Encontrei uma cidade degradada, mas com muitas potencialidades. Acredito que o desafio do Rio seja integrar essas diferentes realidades”, opinou.
Moradora de Milão, Emilia Antonia de Vivo é mestre pela Universidad Politécnica de Cataluña, em Barcelona e escreve para os veículos Domus, Pagina99, Lettera43, Artribune e Klat.
FONTE: CAU/RJ
Publicado em 18/04/2016